quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Comunicação na Internet: um sopro de liberdade

O processo de comunicação através da rede mundial de computadores sofreu um impulso significativo nos últimos anos, diante da proliferação de inúmeras ferramentas que potencializaram as relações comunicacionais entre os usuários da Internet, os ditos "internautas". Orkut, Blogs, MSN, Twitter, dentre outros, constituem-se, atualmente, como importantes meios de expansão da comunicação, o que acaba por pulverizar assim as fronteiras que se interpunham como obstáculos geográficos, bem como possibilitando a divulgação do pensamento livre em larga escala, sem a necessidade de intermediários nem o controle de veículos institucionalizados.

A dissipação das fronteiras geográficas através da Internet foi um importante salto para uma comunicação mais eficiente entre emissores e receptores, pois se antes o tempo de resposta vinha a galope, agora a mesma pode ser obtida praticamente em "tempo real", independentemente da distância entre os agentes, o que facilita a absorção da mensagem e as ações dela decorrentes. Hoje em dia, é possível estabelecer contato virtual com qualquer pessoa do mundo contectada à rede, a qualquer momento. Algumas ferramenteas como Facebook, Orkut, Twitter, só para citar as mais disseminadas, viraram verdadeira coqueluche entre os internautas, quer seja pela facilidade de comunicação e entretenimento, quer pela comodidade de estar em casa, no trabalho, na escola ou nas conhecidas e prolíferas lan houses.

Além disso, a comunicação na Internet atende a um princípio bastante importante nesse tipo de relação, a liberdade de expressão. Muitos recorrem à rede por encontrarem nela um espaço de disseminação do pensamento livre, desprovido das amarras ideológicas e institucionais que sedimentam a comunicação num nível mais amplo. Temos, por exemplo, os blogs, que se constituem num outro espaço de natureza comunicativa e informacional na rede, onde as discussões propostas e as informações veiculadas são sempre de escolha do proprietário da página, mas a participação dos leitores é praticamente irrestrita, ampliando assim o aspecto de interatividade no mundo virtual. Tanto o público leigo quanto especialistas podem criar e manter seus blogs, de acordo com suas preferências, propondo e debatendo temáticas as mais diversas possíveis, sem regulações a priori nem estabelecimento de censura prévia.

Por tudo isso, a Internet funciona como uma verdadeira plataforma sob a qual erigi-se uma alternativa ao processo comunicacional dito "oficial", onde as distâncias geográficas e os cerceamentos maquinados pelos veículos institucionalizados voam longe. O público leitor também passa a ser disseminador de informações, ideias e pensamentos, à medida que interage e dialoga com seus interlocutores virtuais, elevando assim o potencial comunicativo destas novas ferramentas, o que favorece um olhar para um futuro mais livre e democrático.

4 comentários:

  1. Hugo, muito interessante o seu texto.Mas, temos que observar que muitos adentram a essas redes sociais, e põe-se a digitalizar enormes seborreias, e acabam tendo dores de cabeça.é bom lembra que não possa parecer, mas a internet é um local muito vigiado e vasgulhado por todos. Muito interessante mesmo o seu blog. Mas, estou aqui também para lhe convidar a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos jutos por eles. Estarei grato esperando vc, lá
    Abrass
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Visitei seu blog, e gostei da naturalidade de seus artigos, estaremos ligtador e tentos , pois orecisamos de competencias , vitite tambem nosso site/blog naturalmente bem diferente http://www.palmerioonline.com

    ResponderExcluir
  3. Sr. José Maria, suas observações são bem pertinentes. Realmente, a cada dia, a Internet se torna ainda mais "vigiada", digamos assim.
    Contudo, acredito que mesmo sob essa "vigilância", é sensível o "sopro de liberdade" que ela nos proporciona, principalmente no que tange à publicação de artigos e pensamentos que, dificilmente, num veículo comunicacional institucionalizado, isto seria feito.
    Obviamente, que somos responsáveis por nossos atos, assim como sobre o que publicamos. E é baseado nesse "bipidismo", liberdade e responsabilidade, que devemos nos ater, a fim de que não transformemos essa bela ferramenta de comunicação, que é o blog, em metralhadora giratória de preconceito e discriminação, como alguns colegas blogueiros, infelizmente, vem fazendo.

    Fique sempre à vontade para comentar meus textos, sr. José Maria.

    Peço desculpas pela demora na resposta. Nas próximas vezes, tentarei ser mais ágil, pois já se passaram dez dias do seu comentário e, só agora, eu o fiz.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Palmério. Agradeço pela visita e pelas palavras elogiosas.
    Fique sempre à vontade para comentar meus textos.
    Também gostei do seu site/blog. Achei bem interessante.
    Vamos juntos combater o monopólio comunicacional em nosso Estado.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.