sexta-feira, 25 de março de 2011

FENAJ propõe restabelecimento do diploma de Jornalista

Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) pediram ontem (24) ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que inclua na pauta do Plenário a proposta de emenda à Constituição (PEC) 386/09, que restabelece a exigência de diploma de curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão.

Essa exigência, prevista em lei, foi derrubada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal em 2009, que entenderam não ser obrigatório o diploma acadêmico para o exercício da profissão de jornalista.

Na ocasião, votaram contra a exigência do diploma o relator Gilmar Mendes e os ministros Carmem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello. O único favorável à obrigatoriedade do diploma foi o ministro Marco Aurélio.

Segundo informações da agência de notícias da Câmara, Marco Maia afirmou que pretende marcar um período para votação de propostas de emenda à Constituição que não provoquem despesas públicas e que tenham mais chance de obter acordo de lideranças. 

Ele pediu ainda aos jornalistas que articulem com os líderes do governo a inclusão dessa proposta.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.