domingo, 27 de março de 2011

Greve à vista na UFMA


Caríssimos leitores e estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), não se assustem se amanhã, segunda-feira, dia 28 de março, as portas da instituição estiverem fechadas.

É o que aponta o indicativo de greve aprovado pela Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (FASUBRA-Sindical), que supostamente já teria o apoio de 34 universidades em todo o país, mostrando a força do movimento. A maior parte dos indicativos foi marcado para o dia 28 de março, nesta segunda-feira.

Segundo o portal Sinditest, a UFMA integra as instituições federais de ensino superior que teriam aderido ao indicativo de greve.
Veja a lista completa: UFAM, UFAC, UFRA, UFPA, UFMA, UFRN, UFERSA, UFPB, UFCG, UFRPE, UFAL, UFS, UFBA, UFRB, UFMS, UFGD, UFG, UnB, UFMG, UFVJM, UFOP, UFJF, UFLA, UFTM, UFSCar, Unifesp, UFF, UFRRJ, UFES, UFPR, UTFPR, UFSC, UFRGS e UFSM.

Entre as reivindicações, está a contrariedade do movimento em relação ao projeto que visa congelar os salários dos servidores públicos federais por 10 anos, além de reajustes salariais.

Hugo Freitas

12 comentários:

  1. carak ainda bem q estudo em uma particular.rsrs tem suas vantagens e desvantagens ne?mas uma coisa é certa;mal começamos o curso e ja estamos terminando,o tempo parece passar bem mais rapido.heheh

    ResponderExcluir
  2. é... tem uma ÚNICA vantagem rs...

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Layse.

    Como dizia Cazuza, "o tempo não pára".

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  4. E qual é essa "ÚNICA" vantagem, companheiro "Anônimo"?

    Seria ficar sem aula? É isso?

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  5. A greve será pra todos os cursos?
    Ouvi falar q a área da saúde não será atingida!
    Sabe me informar algo?
    Obg...

    ResponderExcluir
  6. Na verdde, companheiro "Anônimo", a informação que possuímos é que a possível greve envolve toda a UFMA, já que se trata dos funcionários da instituição.

    Ou seja, todos os cursos serão afetados, haja visto que não haverá material humano na parte administrativa da UFMA para fazer com que ela funcione.

    Espero que tenhas respondido seu questionamento.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  7. Caro 'chará' Hugo,
    Pelas informações obtidas ainda pouco parece que a greve foi adiada por pelo menos duas semanas pois no dia 14 de abril haverá uma reunião de negociação com o ministério do planejamento sobre as pautas 'motivacionais' da greve. Agora é esperar pra ver o que acontece! Por hora está tudo funcionando normalmente sem indicativo de greve =)

    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo elogio e pelas informações atualizadas, caro ch(x)ará Hugo Santos. Fiquei na dúvida se é com "x" ou mesmo com "ch".

    Essa informação obtive hoje, mas não tinha certeza de sua veracidade, por isso ainda não havia publicado. Mas seu comentário a confirma.

    Ainda bem que teremos duas semanas para melhor nos planejarmos, enquanto mais esta greve não vem.

    Grato pela participação. Fique à vontade para comentar sempre que quiser e também divulgar este blog para seus amigos, já que a mídia "oficial" muitas vezes nem trata dos assuntos aqui abordados.

    Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  9. A única desvantagem em estudar em Universidade Fedederal são as greves, apesar de na UFMA n haver greve há anos. Isso é desculpa de gnt q n tem capacidade de passar em uma Universidade pública. E além de n termos q pagar todo mês (entre aspas), o q é investido em pesquisas e qualificação de estudantes, pessoal de universidade particular nunca vai saber o q é isso.

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma verdade que se impõe com lucidez, companheiro "Anônimo", a de que há tempos não há greve na UFMA.

    Agora, quanto ao fato dos alunos de faculdades particulares não terem "capacidade" para entrar em uma universidade pública, acredito que está muito mais ligado a uma opção mais próxima, mais imediata, mais palpável do aluno com recursos para pagar mensalidades de um curso superior do que efetivamente a uma questão de "meritocracia", de desempenho, de uma "capacidade", faculdade cerebral que todo ser humano apresenta em seu estado latente.

    Mas concordo que alunos das particulares muitas vezes se enaltecem em relação aos das públicas por não enfrentarem esse tipo de problema: a greve.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  11. enquanto isso vocês estão pagando a Universidade de quem faz gratuito! isso não é vantagem pra ninguem!

    ResponderExcluir
  12. Companheiro, sem dúvida que a greve acarreta problemas para muita gente, principalmente para os alunos em se tratando de uma universidade do porte da UFMA.

    Mas para a categoria de trabalhadores da área administrativa da instituição faz todo sentido e é vantajoso no sentido de que a greve funciona como instrumento legítimo de reivindicação de aumento salarial e melhorias das condições de trabalho.

    Agora, quanto ao "vocês estão pagando a Universidade de quem faz gratuito" não ficou muito claro a quem você se referia.

    Fique à vontade para se esclarecer, se assim desejar. Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.