quarta-feira, 30 de março de 2011

MPF/MA investiga interdição do Aeroporto de São Luís

Foto: Ascom/MPF-MA

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) instaurou inquérito civil público para apurar as causas que levaram à interdição das instalações do terminal de embarque e desembarque no aeroporto de São Luís (MA), na semana passada, e conhecer as medidas adotadas pela Infraero para resolver os problemas.

Na manhã de hoje (30), os procuradores da República Alexandre Soares e José Milton Nogueira realizaram uma inspeção no terminal de embarque e desembarque desativado, bem como nas instalações provisórias que foram montadas para atender aos usuários do serviço aéreo.

Foto: Ascom/MPF-MA

Os procuradores da República foram recebidos pelo Superintendente da Infraero e pelo Gerente de Operações de Engenharia, que mostraram as instalações e explicaram que houve uma deformação nas estruturas de sustentação da cobertura do aeroporto, que só foi constatada durante os trabalhos de instalação do sistema de climatização do terminal. 

Primeiro, a Infraero teria feito uma interdição parcial, mas como a situação da cobertura era instável, a administração do aeroporto resolveu interditar todo o terminal.

O Superintendente da Infraero informou que estão sendo montadas estruturas para uma sala de embarque climatizada e que a empresa pretende, a partir da próxima semana, que o desembarque ocorra pelo antigo terminal de cargas da VASP, o qual estaria sendo adaptado para essa finalidade.

Foto: Ascom/MPF-MA

Os Procuradores requisitaram ao superintendente esclarecimentos por escrito sobre o caso e as providências adotadas no prazo de 72 horas. O MPF também requisitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a realização de vistoria nas instalações provisórias, para averiguar se elas atendem às normas dos terminais de Aviação. O MPF fez o registro fotográfico de toda situação encontrada.

O MPF/MA pretende acompanhar a resolução do caso com a maior brevidade possível pela Infraero e, se for o caso, ajuizar ação civil pública para cobrar providências judiciais para que os serviços do aeroporto sejam prestados adequadamente.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.