sexta-feira, 25 de março de 2011

Um Dia para Entrar para a História do Maranhão



O dia 24 de março de 2011 ficará marcado na História do Maranhão como sinônimo de tristeza, de dor, de indignação. É um dia para se esquecer mas, ao mesmo tempo, para se registrar nos anais históricos deste grande pedaço de fazenda da federação.

É o dia em que o movimento estudantil secundarista do Estado mostrou-se completamente seduzido e locupetrado pelas falsas promessas de um governo que sobrevive às custas de propaganda cara e mentirosa.

É o dia em quem falou mais alto que a força da mídia vendida foi a fraqueza dos que se deixaram bestializar pela força da grana.

É o dia em que vemos os nosso sonhos serem soterrados no mesmo abismo onde despejaram nossas esperanças de ver este Estado livre das agruras de um judiciário "viciado", de uma Assembleia do povo "impopular" e de uma mídia fadada à subserviência aos seus mandatários.

É o dia em que todas as incertezas que pairavam sobre a mente dos mais desatentos se dissiparam de forma límpida e cristalina, deixando à mostra a crueza do esfacelamento político da juventude maranhense.

É o dia em que a classe trabalhadora mais vilipendiada deste país, a dos professores, foi traída por aqueles por quem lutam.

É o dia em que a massa acéfala deste Estado deixou claro para todo mundo ver, ler e ouvir que aqui, no Maranhão, quem manda é o lorde de bigode, "Sir Nei", e seus peões articulados.

É o dia em que se absteve do debate sobre a educação no Estado, A SEGUNDA PIOR EDUCAÇÃO DO BRASIL, a mesma classe sem carteiras, sem livros, sem quadros nem pincéis, sofrida e espoliada dos estudantes secundaristas maranhenses, que se manifestaram contra a greve dos professores e a favor do Governo Roseana Sarney.

É o dia em que a ignorância de um povo, emblematizada na falta de perspectiva deste "novo futuro do Maranhão", foi exposta visceralmente em quase todos os veículos midiáticos do Estado e elevada à enésima potência, com nuances de "indignação".

É mais um dia em que se amplia a coleção de vergonhas do Maranhão. O dia em que as palavras de Tim Maia soaram forte como vendaval: "Este país nunca terá jeito mesmo, enquanto pobre for de direita".

Pobres de espírito, de corpo, alma e coração, juventude insandecida pelo presente contínuo das maravilhas virtuais da tecnologia e longe, muito longe, da historicidade de seu papel sociopolítico: o de dizer "NÃO" aos desmandos dos coronéis carcomidas e dizer "SIM" a todo e qualquer movimento que se levante pela melhoria da qualidade da educação em nosso Estado.

Enfim, é o dia em que os "poderosos" devem estar sorrindo de orelha a orelha, pois na luta por salários dignos, melhores condições de trabalho e reestruturação das escolas, os professores ficaram sozinhos, "condenados" pela justiça, abandonados pela "Casa do Povo", massacrados pela mídia vendida - que está vencendo a "guerra de propaganda" na tentativa de jogar a sociedade contra a legítima e necessária greve dos educadores maranhenses - e traídos pelos próprios estudantes, em troca das migalhas que cada um destes segmentos deverá receber pelos bons préstimos oferecidos ao Governo Roseana Sarney.

Assim como diz a canção de Zé Ramalho, está claro que o povo do Maranhão sabe bem o que quer. Afinal, numa vida de gado, "Povo marcado é Povo Feliz"!!!

Hugo Freitas


MANIFESTO ESTUDANTIL PELA VOLTA ÀS AULAS

As entidades estudantis de todo o Maranhão vem a público externar indignação com a intransigência do SINPROESEMMA que está prejudicando milhares de estudantes maranhenses impedindo a volta de professores à sala de aula.

A greve dos professores da rede pública do Estado, iniciada no dia 1º de março, surpreendeu a classe estudantil.

O Sindicato teve os meses de dezembro, janeiro e fevereiro para negociar com o governo a sua pauta de reivindicação, sem prejudicar o início das aulas. Mas, para tristeza dos estudantes que após oito anos teriam o período letivo respeitado, o Sindicato preferiu anunciar a greve logo no primeiro dia de aula.

Não podemos permitir que esse ato egoísta nos prejudique. Defendemos a livre negociação, desde que sem prejuízo às aulas.

A sociedade é testemunha de que o Estado sempre esteve em negociação com os trabalhadores da educação. A imprensa noticiou que o governo se comprometeu com o aumento salarial de 10% a partir de outubro e a implantar ainda este ano o Estatuto do Educador.

Nós estranhamos a total falta de comunicação e respeito dos grevistas com os estudantes, pois fomos informados do movimento grevista por meio da imprensa.

Entendemos que para a educação melhorar não é preciso PARAR.

Reivindicar é direito, estudar também!

São Luís - MA, 23 de Março de 2011.


Assinam esse manifesto,

UMES - São Luís e mais 29 entidades estudantis de todo o Maranhão. 
ENTIDADES QUE ASSINAM O DOCUMENTO
União Municipal dos Estudantes de São Luís (São Luís - MA)
Grêmio do Liceu Maranhense – São Luís
Grêmio “Prof. Maria de Jesus” C.E. “Profª Margarida Pires Leal” - São Luís
Grêmio Estudantil “Jovens Unidos pela Educação” - C.E.M. “Antônio Ribeiro”
União Municipal do Estudantes de Paço do Lumiar
Grêmio Estudantil do C.E. “Almirante Tamandaré” (São Luís – MA)
Grêmio Estudantil do C.E. “Dayse Galvão” (São Luís – MA)
Grêmio Estudantil da Escola Modelo (São Luís – MA)
Associação da Juventude de Peritiró
Yrê Projetos Sociais (Coroatá - MA)
Central da Juventude de Coroatá
Central da Juventude de Turilândia
Central da Juventude de Pio XII - MA
Associação Nunes Freire de Juventude (Nunes Freire – MA)
Instituto Cururupuense de Desenvolvimento Humano
Juventude Sem Fronteiras de Vargem Grande (Vargem Grande – MA)
Juventude Organizada de Arari (Arari – MA)
Lions Club Univessitário (Timon – MA)
Juventude Organizada de Miranda (Miranda do Norte – MA)
Central da Juventude de Caxias (Caxias – MA)
Central da Juventude de São João do Sóter (São João do Sóter – MA)
Central da Juventude de Aldeias Altas (Aldeias Altas – MA)
União Municipal dos Estudantes de Balsas (Balsas – MA)
União Municipal dos Estudantes de Grajaú (Grajaú – MA)
União dos Estudantes de São Mateus (São Mateus do Maranhão – MA)
Central da Juventude de Pindaré Mirim (Pindaré Mirim – MA)
Conselho Juvenil Buritibravense (Buriti Bravo – MA)
Central da Juventude de Santa Inês (Santa Inês – MA)
Juventude Esperando a Cristo (Bacabal – MA)
Associação da Juventude de Lago-Açu (Lago-Açu – MA)





4 comentários:

  1. Hugo Freitas uma brilhante análise a que voce fez. Infelizmente essa a nossa realidade, hoje. E pelo que esta acontecendo, uma oposição dimuta e dividida não consigo ver a curto prazo perspectivas de mudanças. E me entristece ainda, mais ao ver aqueles que se julgam, de fato os verdadeiros oposicionistas, declararem apoio a uma candidatura ao governo do Estado como a do Ministro Edson Lobão. O tunel esta escuro não se ver a luz.

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma triste realidade, vc disse tudo Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo elogio, companheiro Cândido.

    Infelizmente, no Maranhão, as coisas sempre tendem a piorar e a nos entristecer.

    A traição do movimento estudantil secundarista em relação à greve legítima dos professores é uma ameaça presente às nossas perspectivas futuras.

    O que esperar dessa juventude que aí está, se ajoelhando perante à força da grana e do poder e se eximindo do debate e da luta por uma educação de qualidade?

    Cada vez mais, eu também não consigo enxergar nenhum facho de luz no meio de toda essa escuridão que nos assola e nos assombra.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  4. Companheiro de Pres. Médici, obrigado.

    Espero que este texto possa encontrar eco em todos os cantos deste Estado, se agigantando na mente de cada cidadão maranhense do tamanho da nossa tristeza e indignação em escrevê-lo.

    Grato pela participação, companheiro. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.