segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sindicato Antidemocrático

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís há 25 anos é comandado pela mesma diretoria, tendo como presidente o jornalista José Leonardo Magalhães Monteiro. 

Segundo o Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE), Leonardo Monteiro e os demais membros da diretoria tentam se eternizar no comando do Sindicato por intermédio de uma série de ilegalidades.

Entre as arbitrariedades denunciadas pelo MTE, estão a manipulação dos resultados das eleições ao estabelecerem de forma arbitrária quem pode e quem não pode se associar ao sindicato, expulsão sem direito de defesa dos associados que não se submetem aos interesses pessoais do presidente, obstrução de novas filiações e imposição aos associados dificuldades para a quitação das mensalidades de molde a tornar os opositores inaptos para o exercício do voto.

O juiz da 4ª Vara do Trabalho de São Luís, Nelson Robson Costa de Souza, proferiu decisão em janeiro deste ano determinando que Leonardo Monteiro e demais membros da diretoria não obstruam a filiação de novos associados na instituição.

A decisão determinou também que o sindicato abstenha-se de exigir, como requisito para ser aceito como associado ao Sindicato, que o jornalista seja empregado de empresa jornalística. 

Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 30.000,00, acrescida de R$ 2.000,00, por cada trabalhador atingido pela infração, reversíveis ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Até então, não há notícias de que a decisão esteja sendo cumprida. 

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.