terça-feira, 17 de maio de 2011

Iniciada a Semana Municipal de Inspeção Veicular Ambiental


Teve início na noite desta segunda-feira (16) a Semana Municipal de Inspeção Veicular Ambiental, que tem por finalidade combater a poluição causada por veículos, por meio de práticas educacionais substanciais à vida da população ludovicence. A abertura do evento se deu às 19h, no auditório da Fiema.

Durante toda esta semana, haverá oficinas voltadas para o público infanto-juvenil e adulto, como também será feita aferição do nível de poluição tanto dos ônibus como dos veículos particulares na capital maranhense.

A Semana tem por objetivos promover atividades de cunho variado, envolvendo diferentes organismos e setores da nossa cidade, com vistas a construir uma cultura de enfrentamento à poluição junto à população, nascedouro da necessidade de um controle a respeito da emissão de gazes poluentes na atmosfera provenientes dos carros pelo não controle do motor, o que prejudica a qualidade de vida e a saúde pública de todos.

A proposta do evento também objetiva criar mecanismos de forma integrada junto a setores e organismos para redução progressiva de gases poluentes, além de tornar o município de São Luís pólo de difusão do Programa de Inspeção Veicular Ambiental em todo o Estado do Maranhão.

A abertura da Semana se deu com uma palestra sobre o Licenciamento e Controle de Resíduos. Estiveram presentes o vice-governador, Washington Oliveira, o promotor de Meio Ambiente Fernando Barreto, o representante do Sindirepa/MA Geraldo de Paulo, além de vários convidados.

Nesta terça-feira (17) haverá Pit Stop, na Praça Maria Aragão, das 8h às 12h. À tarde, haverá a palestra no auditório do Sest/Senat, sobre o Impacto da Poluição Atmosférica na Saúde Humana; no dia 18 (quarta), haverá Pit Stop na Rodovia BR 135, próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado. À tarde, acontecerão duas palestras - uma sobre os Benefícios do Biodiesel e, a outra, sobre a Distribuição e Transporte Urbano: Ameaças e Oportunidades, também no auditório do Sest/Senat.

No dia 19 (quinta-feira), o Pit Stop vai acontecer na Avenida dos Portugueses (próximo ao Parque Ambiental da Vale), das 8h às 17h; à tarde, haverá também no Sest/Senat, a palestra lúdico-conceitual, apresentação teatral e oficina de desenho, voltada para o público infanto-juvenil.

No sábado (21), encerramento da semana, haverá oficinas sobre Saúde e Meio Ambiente e sobre Inspeção Veicular Ambiental: uma abordagem pedagógica. A entrega dos certificados aos participantes ocorrerá às 11h no Sest/Senat.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.