domingo, 15 de maio de 2011

Tropa de Choque da PM é acionada para intimidar professores em Greve

Tropa de Choque da PM em frente ao Palácio dos Leões

Reunidos na manhã deste domingo (15), em Assembleia Geral realizada pela categoria no Convento das Mercês, os professores da rede estadual de ensino, em greve há 76 dias, decidiram por maioria manter a paralisação.

Após a reunião na qual foi analisada e rejeitada a proposta do governo e deliberada a continuação da greve, os educadores maranhenses saíram em passeata pelas ruas do Centro Histórico de São Luís.

Em seu retorno ao acampamento montado em frente ao Palácio dos Leões (residência oficial da governadora Roseana Sarney), os professores foram surpreendidos pela presença da Tropa de Choque da Polícia Militar no local, que fizeram um cordão de isolamento impedindo uma maior aproximação dos grevistas.


Segundo informações repassadas ao blog, foram acionadas 12 viaturas, a cavalaria da PM e mais um efetivo de cerca de 30 policiais.


Um policiamento assim tão ostensivo oferece aos leitores a dimensão que tomou o posicionamento intransigente do atual governo, que manda forças especiais da Polícia maranhense para lidar com os professores como se bandidos fossem, cujas únicas armas são apenas cartazes e a própria voz.

O clima no local ainda é bastante tenso. Informações dão conta de que a PM está disposta a usar bombas de gás e balas de borracha para forçar a retirada dos professores do local e desmontar o seu provisório acampamento.

Estamos no aguardo de novas informações.

Hugo Freitas

2 comentários:

  1. É lamentável ver que, enquanto o educador usa apenas de sua voz,o governo usa da força bruta para intimidá-los.
    Parece que a governadora Roseana(junto com todo o seu escalão) não partilha do pensamento da presidente Dilma, quando no seu discurso de posse (se bem me lembro)declarou que os professores são a verdadeira autoridade da educação neste país.
    Está mais do que na hora desse governo ser de alguma forma imputado por crime de responsabilidade:onde está a devida valorização do profissionais da educação,constante da lei (LDB)?

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, companheiro "Anônimo".

    Seu comentário é bastante feliz por nos trazer à memória as palavras do discurso de posse da presidenta Dilma.

    Nesse sentido, a situação da educação no Maranhão se torna ainda mais grave por sabermos que o PT de Dilma é aliado do PMDB de Roseana, o que dá a dimensão do descompasso em que caminha ambos os governos e do grande abismo que separa as palavras das coisas.

    Grato por sua participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.