quinta-feira, 16 de junho de 2011

Manifestações diante do TJ/MA incomodam desembargadores

A desembargadora Nelma Sarney solicitou ao presidente do TJ-MA reforço na segurança na entrada do Tribunal de Justiça, local que tem sido frequentemente utilizado por grupos políticos e populares para fazer manifestações contra decisões de magistrados.

“O presidente deve garantir a ordem não apenas internamente nas sessões de julgamento, mas também nas imediações do Tribunal, para evitar tumultos", disse Nelma Sarney.

Segundo a desembargadora, a presença de manifestantes em frente à sede do Tribunal de Justiça do Maranhão representa uma "ameaça" para os desembargadores. "Em cada processo sempre há uma parte que é contrariada e manifesta sua insatisfação. Nos sentimos ameaçados por essas manifestações na porta do Tribunal”, afirmou Nelma Sarney.

Cada vez mais, o direito de se manifestar em local público tende a ser tolhido pelas autoridades públicas. Já não bastasse o tema das manifestações a favor da legalização do uso da maconha ter ido parar em uma plenária do STF, vemos agora um membro do TJ/MA expor claramente a "ojeriza" e o temor que sente em relação àqueles que apenas reivindicam soluções práticas, rápidas e eficientes para seus problemas, travestida sob a palavra "ameaça".

Parece que o espectro da "moral de rebanho" ainda paira na cabeça de muita gente. Se Nietzsche fosse vivo, veria assombrado que tal moral não era exclusividade das táticas de manutenção do domínio psíquico e corpóreo utilizadas pela Igreja Católica do século XIX sobre o povo cristão.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.