quarta-feira, 1 de junho de 2011

Teatro Arthur Azevedo celebra 194 anos de Arte e Ecnantamento


A mais importante e imponente casa de espetáculos do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo (TAA) celebra mais um ano de arte, nesta quarta-feira (1º), quando completa 194 anos.

Para marcar a data, o palco do TAA recebe espetáculos da companhia de malabaris francesa Sens Dessus-Dessous, trazido para São Luís pela Aliança Francesa, em viagem de turnê pelo Brasil.

Da França a São Luís, os espetáculos Out of Line (Fora das linhas) e Petites piéces (Pequenas Peças) serão apresentados às 20h, com entrada franca (os ingressos devem ser retirados na bilheteria do TAA uma hora antes da apresentação). São takes de 25 minutos, em Petites piéces, e de 40 minutos, em Out of Line, totalizando 65 minutos, apresentados por um casal de atores franceses, também malabaristas e dançarinas. Criação e direção de iluminação assinadas por Lionel Vidal.

Marco das artes cênicas no Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo é o segundo construído e inaugurado no Brasil e um dos poucos daquele período que ainda estão em funcionamento. Pela sua arquitetura, luxo e grandiosidade, é um dos 16 Teatros Monumentos do Brasil, obtendo o respeito e admiração da classe artística cênica (teatro, dança e circo) e de músicos e intérpretes como um templo da arte brasileira.

Construído por dois comerciantes portugueses, em estilo neoclássico, o teatro foi inaugurado em 1817, na Rua do Sol, próximo ao Largo do Carmo. A obra foi alvo de críticas por parte da igreja católica, naquela época, por ser localizado próximo a um templo sagrado da igreja e ser considerado uma casa de profanação, por propagar a arte, profissão rejeitada e discriminada na época. Vencida na justiça sua construção foi concluída e as portas abertas ao público de finas famílias da colônia portuguesa que habitavam a cidade de São Luís.

Inicialmente chamado de Teatro União, em homenagem à elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves, foi inaugurado com um espetáculo apresentado pela Companhia Dramática de Lisboa. Foi fechado em 1848, para reabrir quatro anos depois, com o nome de Teatro São Luís.

No ano de 1854 um fato acontecido no camarim número 1, passaria para a história de São Luís. No local, nasceu no dia 21 de junho Apolônia Pinto, que 12 anos depois estreou no mesmo Teatro com a peça A Cigarra de Paris, glória que o Maranhão projetou para o teatro brasileiro.

No século XX, definitivamente recebeu o nome de Teatro Arthur Azevedo, em homenagem ao dramaturgo maranhense, logo após sua morte. Durante toda sua existência, o Teatro Arthur Azevedo sofreu sete interrupções de funcionamento para reformas e reparos em sua estrutura física. A reforma de 1991 a 1993 baseou-se em pesquisa histórica destinada a reconstituir os detalhes originais e aliá-los à modernização de casas do gênero.

O Teatro Arthur Azevedo está sediado em um prédio estilo neoclássico, único exemplar nesse estilo existente em São Luís. Conta em sua estrutura com: Foyeur (hall de entrada) tem a função de receber e acomodar o público nos momentos que antecedem o início do espetáculo; Salão Nobre, localizado sobre o Foyeur no nível dos camarotes tem suas janelas voltadas para a Rua do Sol, ornadas com cortinas, vasos e espelhos; e Salão Versátil, amplo equipado salão situado na parte frontal do prédio, no terceiro piso, tem paredes espelhadas, barras de apoio para dança, piano para uso profissional, utilizado para pequenas audições musicais, além de aulas de dança e para ensaios.

Dispõe ainda de Sala de Dança, localizado no terceiro piso, com paredes com espelhos, adequada para aulas e ensaios de dança, com barras fixas e móveis e iluminação especial (o espaço conta também com um mezanino para observação dos coreógrafos e pode ser alugado ou permutado por grupos de dança); Sala de Coro, para ensaios do coro, localizada no terceiro piso do anexo administrativo, com piano, parede espelhada do teto ao piso e barras móveis; e Bar, localizado à direita do palco, atende ao público antes e nos intervalos dos espetáculos.

A plateia tem o clássico formato de ferradura, com poltronas acolchoadas e lustre central com mobilidade comandada por equipamentos eletrônicos é constituída de um espaço central, com visão frontal, e quatro ordens de espaços verticais: frisa, camarote, balcão e galeria, além do camarote governamental. O teatro tem a lotação de 756 lugares, distribuídos em 222 lugares na platéia; 132 cadeiras nas frisas; 126 nos camarotes; 132 lugares nos balcões; 132 cadeiras nas galerias, além dos 12 lugares no camarote oficial.

Serviço
O Quê: Celebração aos 194 anos do Teatro Arthur Azevedo, com os espetáculos Out of Line (Fora das linhas) e Petites piéces (Pequenas Peças).

Quando: Nesta quarta-feira (1º), às 20h
Ingressos: Entrada franca (com retirada de ingresso na bilheteria 1 hora antes do espetáculo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.