sexta-feira, 15 de julho de 2011

Marighella e Prestes entrarão para o livro "Heróis da Pátria"


Carlos Mariguella e Luís Carlos Prestes, comunistas que lutaram contra a ditadura militar e foram considerados "inimigos" do regime de exceção pós-64, poderão se tornar "Heróis da Pátria".

Um projeto de lei (nº 1771/2011) que inscreve os nomes dos comunistas brasileiros Carlos Marighella e Luis Carlos Prestes no livro dos "Heróis da Pátria", depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, foi apresentado na Câmara Federal pelos deputados Emiliano José (PT-BA) e Edson Santos (PT-RJ).

Emiliano José fez parte do combate contra a ditadura militar, foi preso político por quatro anos, torturado, participou de movimentos políticos e jornais clandestinos à época e escreveu diversos livros sobre o assunto, sendo um deles "Carlos Marighella: O inimigo número um da ditadura militar".

O parlamentar credita a Carlos Marighella e Luis Carlos Prestes o título de "Heróis da Pátria" por suas importantes e marcantes passagens na história do Brasil. "Eles estão entre os principais nomes na luta revolucionária, comunista, democrática, patriótica e socialista no País. Seus nomes jamais serão apagados da história, da memória do povo brasileiro", justificou.

Emiliano afirma que tanto Prestes quanto Marighella participaram decisivamente da vida política do País. "Prestes desde os anos 20 e Marighella a partir dos anos 30. Se encontram nos anos 30 no PCB. Depois foram presos e a partir daí passaram a militar juntos. Até o fim da vida se dedicaram à luta democrática. Se encontraram na reta final da vida. O essencial é que foram lutadores da liberdade e democracia, independente das diferenças momentâneas".

5 comentários:

  1. Bacana o projeto...Ficou faltando o Gregrorio.
    A melhor meio para se buscar inforações e ILCP, que editado pela Anita.

    ABS!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, uma ótima iniciativa, companheiros.

    São as voltas da história. De "inimigos" a "heróis da pátria".

    Grato pela participação de vcs. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  3. Desde quando, COMUNISTA é herói de alguma coisa? mariguella e prestes foram dois cretinos, assassinos que devem estar ardendo no inferno, juntamente com o amigo de todos os COMUNISTAS: O DIABO! Este país está invertendo os valores desde que os burros, antas, ignorantes votaram pela primeira vez nos comunistas do pt. Agora, quem tem valor é quem quer amordaçar, é quem quer bagunçar tudo que está arrumado, é quem quer destruir as famílias, a moral, a educação, os costumes. mariguella e prestes são LIXOS e devem permanecer no esgoto com todos os comunas!!

    ResponderExcluir
  4. "Anônimo", você ainda cultiva o sentimento anti-comunista em seu peito, da mesma forma como foi veiculado pela imprensa burguesa das décadas de 60 e 70, fomentando um período de "caça aos comunistas" que ficou conhecido na história política recente do país como "ditadura militar".

    Não deixe que seu ódio e sua intolerância lhe ceguem os olhos e lhe endureça o coração.

    Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.