quinta-feira, 18 de agosto de 2011

COMBATE À TORTURA EM DEBATE


A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) realizará uma sessão de estudo da dissertação O bem e o mal: o significado do direito à não-tortura na sociedade brasileira, de Miguel Ribeiro Pereira, professor da Escola de Magistratura do Trabalho do Estado do Maranhão, da Escola Superior da Ordem dos Advogados do Brasil e da Faculdade Santa Terezinha (CEST).

O trabalho foi apresentado ao Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento será realizado na Faculdade São Luís (Rua Oswaldo Cruz, 1455, Canto da Fabril, Centro), amanhã (19). A sessão de estudo será às 15h, com a participação do autor do trabalho, que analisa a atuação do Comitê de Combate à Tortura no Maranhão.

Também amanhã (19), a partir das 19h, no Restaurante Cantinho da Estrela (Rua do Giz, Praia Grande, em frente à Praça Valdelino Cécio), acontece o Café com Direitos Humanos.

O encontro é uma promoção da SMDH que busca realizar discussões sobre direitos humanos em ambiente descontraído, com o intuito de disseminar uma nova cultura para a população maranhense sobre este campo de estudo e militância.

O acontecimento bimestral já está consolidado no calendário cultural de Brasília/DF, onde a SMDH também mantém escritório. A ideia é sempre aliar discussões acerca de temáticas inerentes aos direitos humanos a agradáveis bate-papos em ambientes descontraídos e realizá-lo em São Luís também bimestralmente, em meses alternados à sua realização na capital federal.

A estreia na capital maranhense contará com a exibição de um vídeo institucional em que, ao longo de 17 minutos, tenta-se contar a trajetória de 32 anos de luta da SMDH, completados em fevereiro passado.

Na ocasião será lançado ainda o Atlas do Trabalho Escravo no Maranhão, publicação organizada pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, entidade parceira da SMDH, o que demonstra que a luta por direitos humanos deve ser feita de forma articulada.

O Café com Direitos Humanos contará ainda com um “show de bolso” do compositor Joãozinho Ribeiro, sócio da entidade. O evento tem entrada gratuita; cada presente paga sua despesa.

As informações são da SMDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.