sábado, 6 de agosto de 2011

ESPORTE E GUERRA: Conheça a história dos jogadores que foram mortos após partida contra nazistas


É de conhecimento de todos o genocídio perpetrado pelos nazistas durante o Terceiro Reich de Adolf Hitler. Mais de 50 milhões de pessoas mortas, dentre civis e militares, foi o saldo do maior conflito armado da História da Humanidade: a Segunda Guerra Mundial.

Porém, muitos foram aqueles que morreram em situações de conflitos não-armados, como o caso dos jogadores ucranianos do Dínamo de Kiev que, uma semana após terem vencido uma partida de futebol contra um time formado só por alemães nazistas, foram mortos.

À época dos assassinatos, nos idos de 1942, a Alemanha de Hitler já havia invadido a União Soviética de Stalin e o confronto entre os dois países havia se tornado uma "guerra de extermínio", onde o interesse de ambos era a aniquilação total do outro.

Durante muito tempo, acreditou-se que a morte dos jogadores tivesse sido causada por conta da vitória sobre os nazistas. Afinal, essa foi a versão contada pela propaganda de guerra de Josef Stalin, uma vez que a Ucrânia fazia parte do império soviético liderado pela Rússia Stalinista.

Contudo, uma nova versão sobre a morte dos jogadores veio à tona. Contada por um jornalista russo, essa nova versão sobre a morte dos jogadores ucranianos tenta pôr em xeque a versão da propaganda de guerra de Stalin.

Veja a matéria exibida neste sábado (06), no programa Esporte Fantástico, da Rede Record, e tire suas próprias conclusões.

Hugo Freitas

Para assistir a matéria, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.