quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vejam a "polêmica" entrevista de Chiquinho Escórcio

Deputado Federal, Chiquinho Escórcio, dá entrevista "polêmica"

Muito está sendo publicado sobre supostas declarações discriminatórias proferidas pelo deputado federal, Chiquinho Escórcio (PMDB/MA), que teria dito que negros, índios e retirantes da seca são "o grande problema do Maranhão".

Fomos checar a fonte de toda a polêmica e reproduzimos aqui, na íntegra, a "provocante" entrevista. Leia e tire suas próprias conclusões.

Hugo Freitas

O Correio Popular “jogou um ping-pong” com Francisco Luis Escórcio Lima, o deputado Federal Chiquinho Escórcio (PMDB/MA). Natural de São Luis, ele tem 62 anos de idade e começou a carreira política em 1979, como assessor do senador Alexandre Costa.

Bem antes vendeu pirulito e picolé. Mais recentemente, foi assessor especial do então presidente Luis Inácio Lula da Silva. Na conversa de 7 minutos, gravada domingo com o repórter Hemerson Pinto, Chiquinho Escórcio aceitou ‘tratar’ de assuntos polêmicos, uma forma de aproximar o político ao estilo que ele criou: falastrão, direto, cheio de gestuais.

O que é política?

Política é a arte de conciliar o interesse das pessoas.

O que seria um bom político?

Aquele que pode exatamente fazer com que as pessoas sejam mais felizes.

E o que seria um político ruim?

Aquele que frustra os sentimentos das pessoas.

Quem é, ou quem foi o maior político do Brasil?

Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Por quê?

Deu muitas chances a muitas pessoas e principalmente ao Brasil. Inclusive quero lhe dizer que a partir de Juscelino Kubitschek o Brasil tomou novos Rumos.

Vamos falar sobre alguns nomes agora. Ex-governador José Reinaldo Tavares

(oito segundos de silêncio)… Me decepcionou muito. Na política, é… eu não gosto de falar de traidor.

Ex-governador Jackson Lago

Um homem que fez seu papel como político, uma pessoa que mexeu com os corações e desempenhou um bom papel na política do Maranhão.

Avaliação: Governo Roseana Sarney

Roseana é uma pessoa que é determinada, dentro das suas limitações, todas as vezes que foi governadora, procurou elevar o crescimento, tanto das pessoas, quanto do Estado.

Governo Madeira

O governo Sebastião Madeira precisa ser mais audacioso. Ele precisa entender que pelo fato de ter nascido no [povoado] Tanque, ele hoje precisa ter dimensões de uma pessoa que nasceu na Avenida Augusta (Rua Augusta em São Paulo) ou na Avenida Paulista. Tem de ser muito audacioso pra poder exatamente administrar com entusiasmo, com audácia, uma grande cidade.

Se o senhor fosse prefeito de Imperatriz?

Faria um planejamento científico para ver que rumo a cidade precisa tomar.

Se o senhor fosse governador do Maranhão?

Governador do Maranhão? Procuraria diminuir as desigualdades e proporcionar momentos para que o Maranhão passasse a tremular na Bandeira do país como um grande e promissor estado.

*Qual o grande problema do Maranhão?* (a pergunta polêmica)

As desigualdades. Eu vejo que o Maranhão passou por alguns períodos: primeiro foi no inicio, quando nós tivemos um Maranhão composto de índios e de negros. Pouca quantidade de brancos. Isso nos levou a uma situação que só o tempo se encarregou de fazer essa miscigenação. Depois nós tivemos um período em que fizemos uma sociedade de muitos brasileiros que vieram pra cá, principalmente os retirantes da seca. Os retirantes da seca não traziam nada, a não ser a esperança de viver no nosso estado. E o próprio tempo se encarregou de fazer com que eles se misturassem à nossa população. Agora estamos vendo um Maranhão diferente, cheio de oportunidade onde estão desembarcando pessoas com tecnologia, investimentos e isso é muito bom para o Maranhão. Precisamos ter audácia e a iniciativa de capacitar a nossa população para não perder as oportunidades que estão chegando.

E o principal problema de Imperatriz?

As oportunidades que precisamos ter. A capacitação, universidades na área da tecnologia avançada, a medicina, precisamos ter a capacitação técnica para poder integrar um grande quadro que hoje é exigido pelo crescimento da região.

Quem seria um bom candidato à prefeito de Imperatriz para 2012?

Não pensei nisso.

Quem seria um candidato ruim?

Eu não cogitei o bom, também não cogitei o ruim.

A imprensa?

Faz um grande papel, meus parabéns à imprensa. Talvez seja a imprensa mais atuante que eu conheço aqui no estado. Em todo lugar, na briga de galo, no jogo de futebol, nas contendas, em todas as áreas a imprensa é muito atuante.

Às vezes, o senhor é criticado pela maneira como e comporta em rodas de conversas nas praças, nas ruas, falar alto, explicar usando comparações. Isso é estratégia, é natural, como avalia isso?

Se o Chiquinho mudar a maneira de ser eu passarei a ser um robô, eu quero ser o Chiquinho humano, o Chiquinho que veio como vendedor de pirulito, picolé, que fez um curso universitário, que tem hoje orgulho de dizer: “eu fui senador, fui deputado, fui assessor especial do maior presidente da república, o Lula.” Hoje pode dizer que sou um homem muito feliz naquilo que eu procurei abraçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.