quinta-feira, 1 de setembro de 2011

AL instala Frente Parlamentar de Combate às Drogas


A articulação de uma parceria institucional entre todos os poderes constituídos do Estado e a sociedade civil organizada, para enfrentar o problema das drogas, foi iniciada na manhã desta quarta-feira (31), com a instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas no Estado do Maranhão.

A solenidade, realizada no auditório Fernando Falcão, contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB); do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Jamil Gedeon; da procuradora geral de Justiça, Fátima Travassos; da deputada Regiane Dias, presidente da Frente Parlamentar Antidrogas do Estado do Piauí, além de diversos parlamentares e representantes de órgãos de classe e entidades comunitárias.

O presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, destacou a importância da Frente Parlamentar, explicando que o Poder Legislativo envidará todos os esforços necessários para o efetivo combate contra as drogas.

“Esta Casa aproveita esta oportunidade toda especial para dizer ao povo do Maranhão que pretendemos estar todos juntos, irmanados, com os demais poderes constituídos e a nossa população para travar o bom combate, porque a nossa sociedade vai vencer esta guerra”, enfatizou Arnaldo Melo.

A Frente Parlamentar, presidida pelo deputado Alexandre Almeida (PTdoB), pretende abrir uma ampla discussão para o enfrentamento do problema das drogas em todo o Estado. “A nossa idéia é integrar todos os poderes constituídos e provocar a comunidade para este tipo de debate, para que desta forma possamos propor discussões e estabelecer políticas públicas para o combate firme e efetivo contra as drogas em nosso Estado”, afirmou Alexandre Almeida.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, e a procuradora geral de Justiça, Fátima Travassos, manifestaram apoio à Frente Parlamentar, mediante um esforço integrado da sociedade e de todos os poderes constituídos do Estado. “Ações isoladas não prosperam”, ressaltou o desembargador Jamil Gedeon.

A deputada Regiane Dias fez uma explanação sobre a experiência de implantação da Frente Parlamentar Antidrogas no Estado do Piauí e diversos parlamentares fizeram discursos defendendo uma efetiva parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, organizações não-governamentais, secretarias municipais de saúde e com órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão.

Além de Alexandre Almeida participam da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas do Maranhão os deputados Bira do Pindaré (PT), André Fufuca (PSDB), Valéria Macedo (PDT) e Vianey Bringel (PMDB).

Também participaram da solenidade o presidente da Federação Norte e Nordeste das Comunidades Terapêuticas, Célio Luís Barbosa; os secretários de Estado de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, e de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel; o subcomandante da Polícia Militar do Estado, coronel Edilson Moraes Gomes; Cristina de Maria Loyola, representante do secretário de Saúde, Ricrdo Murad, e o delegado Nordman Ribeiro, representante do secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes.

Robson Robin, coordenador geral de Ações de Integração da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - órgão do Ministério da Justiça – participou da cerimônia na condição de representante do governo federal.

Ao encerrar a solenidade, o presidente da Frente Parlamentar, deputado Alexandre Almeida, reafirmou sua preocupação com o aumento do consumo de drogas e o crescimento dos índices de homicídios e violência entre os jovens. Ele agradeceu a presença de todos e enfatizou que a Frente Parlamentar nasce com o firme propósito de enfrentar este desafio: “É possível, sim, vencer este mal que se alastra, causando prejuízos imensuráveis à nossa sociedade”, enfatizou Alexandre Almeida.

Fonte: Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.