quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BANCÁRIOS EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO


A greve dos bancários no Maranhão, que começou na última terça-feira (27) em sintonia com o movimento grevista em todo o país, paralisou os serviços nos bancos públicos e privados, que ficarão suspensos por tempo indeterminado.

Segundo a assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), a decisão sobre o início da greve no estado foi reiterada em assembleia organizacional realizada na segunda-feira (26), na sede do órgão classista, que fica localizada no Centro da cidade de São Luís.

Na ocasião, a categoria ratificou em votação unânime a rejeição da contraproposta dos patrões de reajuste salarial de 8%.

De acordo com o diretor de políticas sindicais e sociais do SEEB-MA, Eloy Natan, estima-se que mais de 80% das agências de São Luís fecharão as portas, e a tendência é que nos próximos dias a adesão alcance nível máximo na capital, nas principais cidades do Estado e nos demais municípios.

Além do reajuste salarial, os bancários reivindicam melhores condições de trabalho, fim do assédio moral e da perseguição para o cumprimento de metas abusivas, particularmente nas agências de bancos privados de São Luís, pois é nesses locais que os bancários mais sofrem com esses tipos de abusos.

Para Eloy Natan, a greve dos bancários do Maranhão é um feito democrático da categoria, pois todo o movimento foi construído com a participação ativa da base bancária do Estado em conjunto com os delegados sindicais e a direção do SEEB-MA. "Todos puderam contribuir livremente com suas opiniões durante as assembleias e encontros realizados desde o mês de julho, decidindo, assim, os rumos da paralisação", afirmou Natan.

O SEEB-MA convoca toda a categoria para participar da greve, fortalecendo os piquetes nas frentes das agências. O objetivo é pressionar a classe patronal a atender as reivindicações dos bancários.

Confira as principais reivindicações dos bancários do Maranhão:

. Reajuste salarial de 26%;

. Piso Salarial de R$ 2.297,51;

. Isonomia de direitos;

. Contratação de mais bancários;

. Recuperação das perdas salariais acumuladas desde 1994

Hugo Freitas
Com informações da Ascom do SEEB-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.