domingo, 11 de setembro de 2011

DOSSIÊ: 10 ANOS DO 11 DE SETEMBRO


Nesse mês de setembro, o mundo relembra os dez anos dos ataques da Al Qaeda ao World Trade Center, em Nova York.


Aproveitando esse momento em que todo o planeta reflete sobre o legado do maior ataque terrorista sofrido pelos Estados Unidos, História Viva reuniu matérias publicadas em sua edição impressa ao longo dos últimos quatro anos e preparou um dossiê especial sobre o assunto.

As matérias mostram as origens daquilo que chamamos de “terrorismo” e do fundamentalismo islâmico que norteia boa parte das ações violentas praticadas por militantes árabes.

Outros textos buscam reconstruir a história do Afeganistão e da Al Qaeda, mostrando que os conflitos que resultaram no 11 de setembro são muito mais complexos que um embate entre a “democracia” e o “fundamentalismo”.

Além disso, apresentamos um artigo sobre a ofensiva americana no Oriente Médio, conflito que se tornou o maior símbolo da chamada “guerra ao terror”.

Ao final, confira também uma entrevista exclusiva com o jornalista Robert Fisk, um dos maiores especialistas no assunto e famoso por ter entrevistado Osama Bin Laden pessoalmente por três vezes.

Com isso, esperamos lançar luzes o debate que se coloca em todo o planeta nesse momento, contribuindo para o necessário balanço da conturbada primeira década do século XXI.

ÍNDICE DE ARTIGOS







FONTE: REVISTA HISTÓRIA VIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.