terça-feira, 20 de setembro de 2011

POLÊMICA!!! Pesquisador português vai lançar em São Luís livro que reconta a história de Jesus


"A verdade surgirá na terra da mentira, onde até o Sol mente: o Maranhão". (Pd. Antônio Vieira)

Acreditando estar cumprindo esta "profecia" do padre Antônio Vieira, que viveu no Maranhão no século XVII, um pesquisador português vai lançar em São Luís uma trilogia que reconta a história de Jesus, reconstituindo os episódios de sua vida humana que não se apresentam explicitamente na Bíblia e com uma abordagem desvinculada da divindade estabelecida pelas igrejas cristãs.


Dentre as muitas afirmações polêmicas do pesquisador contidas no livro, sem dúvida uma das mais fortes é a de que Jesus não ressuscitou, não em corpo, em carne, na forma física, mas sim de forma simbólica, ideológica, conta o pesquisador em entrevista ao programa Repórter Mirante.


Seria o pesquisador uma versão aportuguesada do escritor norte-americano Dan Brown, autor do livro "O Código Da Vinci", que questiona as bases de sustentação da fé católica, a da divindade de Cristo, ao afirmar que Jesus foi casado com Maria Madalena e que se tornou pai de uma menina à qual batizou de Sara???


A verdade é que a história de Jesus é repleta de significados e de ressignificações que se retroalimentam a cada nova geração de estudiosos que se interessam pelo assunto, fonte inesgotável de muita polêmica e, também, de garantia de boa vendagem de livros, uma vez que o cristianismo em números é a maior religião do planeta.


Pelo menos, ainda que soe um certo cinismo deste vosso interlocutor, prezado leitor, já no século XVII padre Antônio Vieira descrevia no que se transformara o Maranhão: "terra de mentira, onde até o Sol mente". Que o digam "O Dono do Mar..." e "Os Donos do Poder".


Veja a entrevista deste pesquisador que foi ao ar no Repórter Mirante deste sábado (17): AQUI

Cabe a você, leitor, tirar suas próprias conclusões!!!

Hugo Freitas

2 comentários:

  1. O que foi viculado pela tv mirante soa completamente contrário ao discurso que está no site da triologia sobre JESUS. o escritor não questiona Cristo, mas os discursos acrca do mesmo. Mas a mirante, com sua "imparcialidade jornalística" passa a idéia é que o objetivo do escritor é denegrir a imagem de Cristo. É estamos na "terra da mentira".

    ResponderExcluir
  2. Bem observado, Eudson.

    Comparando as informações contidas no site com a da reportagem é possível percebermos certa inclinação sobre isso que afirmas.

    Surpresa mesmo foi a reportagem ter exibido aquela "profecia" de Padre Antônio Vieira: "Maranhão, terra da mentira". Já no século XVII, ele possuía grande lucidez. Será que os "patrões" mirantianos gostaram do resultado final???

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.