segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Esposa de Jackson Lago envia Carta à Executiva Nacional do PDT

Clay Lago quer que o filho, Igor Lago, continue a tarefa deixada por Jackson Lago, de reorganizar o PDT maranhense

Por Hugo Freitas

Na Carta, dona Clay Lago expressa sua "surpresa" e "preocupação" com os "rumos que vem tomando a vida partidária no Estado do Maranhão", particularmente sobre o PDT maranhense, cuja liderança de seu filho, Igor Lago, pode estar sob ameaça de uma possível "intervenção" da Executiva Nacional do partido nos processos decisórios locais.

Ao falar sobre a democracia interna do PDT/MA, Clay Lago expõe sua "profunda decepção" diante da possibilidade do filho não dar continuidade à "tarefa de "reestruturação e reorganização do partido em todo o Estado do Maranhão", que "Jackson [Lago] havia atribuído a todos os seus companheiros".

Confira o conteúdo da Carta na íntegra:

CARTA À EXECUTIVA NACIONAL DO PDT

É na condição de fundadora, militante, colaboradora em todos os momentos da vida política do PDT e companheira de Jackson Lago que, antes mesmo da fundação do partido, esteve engajada, sob a liderança histórica de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Neiva Moreira, entre outros, na construção desta legenda, venho manifestar minha preocupação e surpresa diante dos rumos que vem tomando a nossa vida partidária no Estado do Maranhão.

Sou testemunha do esforço realizado sob a liderança de Igor Lago, no sentido da reorganização do PDT no Maranhão, após o desaparecimento físico daquele que sempre conduziu, com determinação e compromissos, as causas populares e democráticas, particularmente no combate ao Maranhão oligárquico. Foram décadas de lutas travadas que legitimaram a legenda do PDT que, sob a liderança do Jackson, governou por três vezes a cidade de São Luís e o Estado, quando neste cargo foi retirado através de um golpe político-judicial. Não é, portanto, segredo para nenhum maranhense e nenhum brasileiro que Jackson teve que enfrentar todos os poderes constituídos da República para manter a coerência política e ética de sua vida.

Portanto, após a constituição da Comissão Executiva Provisória Estadual, Igor, com os demais companheiros desta Executiva lançaram-se à tarefa que o Jackson, em reunião realizada em dezembro de 2010, havia atribuído a todos os seus companheiros: a reestruturação e reorganização do partido em todo o Estado do Maranhão. Assim foi instalado um processo democrático interno de criação de 211 Comissões Executivas Provisórias Municipais, entre os 217 municípios do Estado, destacando o fato que destas Comissões aproximadamente 50 já realizaram suas convenções e, legalmente, se constituíram em Diretórios.

Respeitando e preservando a memória do Jackson e a história do nosso partido, fundamentada sempre na sua democracia, venho expressar a minha profunda decepção com os rumos propostos pela Direção Nacional, na tentativa de intervenção do processo de construção democrática que até aqui vem sendo desenvolvido. Espero que a Direção Nacional do nosso partido não realize qualquer ato que se caracterize como atitude antidemocrática, preservando todos os compromissos até aqui assumidos.

Atenciosamente,

Clay Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.