quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

INFORMAÇÃO OU DENUNCISMO IRRESPONSÁVEL? BLOGUEIROS MARANHENSES ESTÃO NA MIRA DOS PODEROSOS

Por Hugo Freitas

As últimas denúncias sobre recebimento de propina e envolvimento de parlamentares com prostitutas por parte de membros do Legislativo Estadual têm causado muita polêmica envolvendo blogueiros maranhenses, os principais ativistas na divulgação e recirculação de tais denúncias.

Informações dão conta de que o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), ameaçou o blogueiro César Bello quando foi questionado sobre a "ajuda humanitária" de R$ 14 mil oferecida a um outro parlamentar a ser paga com dinheiro público.

Blogueiro César Bello abraçando carinhosamente a governadora Roseana Sarney

“Arnaldo Melo disse na frente de todos os presentes que não tomaria a atitude no momento pelo cargo que exerce, mas que no futuro a vingança será certa”, escreveu o blogueiro em sua página. Ainda segundo o Marrapá, por telefone, César Bello afirmou que Arnaldo Melo o teria ameaçado de morte.

A ameaça teria sido registrada em vídeo e estaria nas mãos de um famoso jornalista televisivo de São Luís.

Outro fato que chama a atenção da blogosfera local é o incômodo dos parlamentares estaduais com o blogueiro Luís Cardoso, que divulgou em seu blog nomes de deputados que estariam envolvidos num suposto esquema de prostituição Maranhão-Piauí-Pará. A reação dos parlamentares foi imediata, acusando o blogueiro de estar promovendo uma onda de denuncismo irresponsável.

Blogueiro Luís Cardoso

Em pronunciamentos realizados na manhã desta terça-feira (20), os deputados Raimundo Cutrim (PSD) e Luciano Leitoa (PSB) cobraram um posicionamento da Assembleia Legislativa no sentido de que sejam evitadas conjecturas como as que supostamente envolveriam o próprio Leitoa e os também parlamentares Carlos Filho (PV) e Marcos Caldas (PRB) numa suposta rede de prostituição.

Na última segunda-feira (19), os nomes dos deputados foram citados pelo blog  do Luís Cardoso como envolvidos em festas privês, em Teresina (PI). A notícia teria sido veiculada inicialmente no programa Bom Dia Meio Norte (TV Meio Norte – Teresina), ao mostrar que quebras de sigilo telefônico envolvendo uma mulher bastante conhecida na capital piauiense, apresentavam telefonemas de deputados do Piauí, Maranhão e Pará, solicitando as referidas festas.

Cutrim reclamou bastante da falta de provas e o estado de ‘denuncismo’ que parte da imprensa e meios de comunicação por diversas oportunidades adota.

“É muito fácil as pessoas sonharem que há algum deputado envolvido em rufianismo, em tráfico de mulheres ou coisa parecida e já sair os nomes das pessoas sem sequer ter pessoas que nem contato com o Piauí ou Teresina têm. São fatos que a Assembleia tem que tomar uma posição. Acredito que são denúncias gravíssimas e que a gente precisa esclarecer”, afirmou Cutrim.

Para o deputado, este tipo de conduta pode prejudicar pessoas inocentes. “Se há alguém envolvido, primeiro vamos verificar quem é; e evitar dados. Se citar nomes, cada vez a lista vai aumentando e denegrindo a imagem das pessoas que nada têm com a história, já que essas pessoas têm os seus familiares e evidentemente são fatos realmente desonrosos para o nosso Poder Legislativo”.

Raimundo Cutrim pediu que a Mesa Diretora da Casa solicite informações à polícia piauiense sobre as ilações apresentadas no blog.

Luciano Leitoa utilizou parte de seu pronunciamento para repudiar as ilações e disse que as informações publicadas no blog do Luís Cardoso podem ser uma espécie de estratégia já visando as eleições municipais do próximo ano.

“Deixo bem claro que continuo querendo saber e espero que o jornalista não esteja a serviço de ninguém, espero também que não esteja atendendo nenhum interesse referente à cidade de Timon no tocante à questão das eleições de 2012. Por isso eu venho aqui nesta tribuna para fazer essas colocações, a fim de que se tenha esse esclarecimento por parte do próprio jornalista que, como eu coloquei, tenta me envolver com a questão de ser um aliado, o que eu nunca fui”, explicou.

Com informações da Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.