domingo, 11 de dezembro de 2011

Povo paraense decide nas urnas a divisão ou não do Estado do Pará

Hoje, 4,8 milhões vão às urnas para decidir se o Estado vai ser repartido

Depois de nove meses de muitas dúvidas e especulações sobre como será o futuro do Pará, chegou o dia dos 4,8 milhões de eleitores paraenses voltarem às urnas para tomar a decisão mais importante da história recente do Estado: se aceitam ou não dividir o seu território para criação dos estados de Tapajós e Carajás.

Em todo o Pará vão funcionar 14.281 seções eleitorais entre as 8 e as 17 horas deste domingo (11). Esta é a primeira vez em que a população está sendo consultada para decidir sobre a criação de novas unidades federativas no País.

Nesta consulta, os eleitores terão de opinar separadamente se concordam ou não com a criação dos novos estados. Por ordem de sorteio, ficou definido que a primeira pergunta que aparecerá para o eleitor será: "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?". A segunda pergunta será sobre Carajás: "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?".

Se a resposta for sim, o eleitor deve escolher o número 77. Já o eleitor que for contra a divisão do Estado, deverá optar pelo número 55.

Os plebiscitos são independentes. Ou seja, o eleitor tem a opção de se manifestar favorável à criação de um Estado e contrário ao outro. Se comparado a uma eleição normal, seria como se o cidadão tivesse que escolher candidatos para dois tipos de cargos.

O voto é obrigatório e o não comparecimento pode implicar em multas e outras penalidades impostas pela Justiça Eleitoral como, por exemplo, a não obtenção da certidão de quitação eleitoral, documento obrigatório para retirar passaporte ou assumir um concurso público.

O eleitor que não se encontrar em seu domicílio eleitoral deverá justificar a ausência. E se deixar de votar por três eleições seguidas (e neste caso o plebiscito conta como uma eleição normal), poderá ter o título eleitoral cancelado.

Para votar, é necessário apresentar qualquer um dos seguintes documentos: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente; carteira de reservista; carteira de trabalho; e a carteira nacional de habilitação.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.