segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

POLÊMICA: Premiê britânico acusa Argentina de "colonialismo" por causa das Ilhas Malvinas

Ministro das Relações Exteriores da Argentina rebate acusação britânica sobre as Malvinas (Foto: AFP)

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, contestou na última quarta-feira (18) o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que acusou Buenos Aires de "colonialismo" por reivindicar a soberania das ilhas Malvinas.

"Qualquer país, qualquer povo, que conheça um pouco de colonialismo sabe que a Argentina não é um país colonialista", destacou Timerman em entrevista coletiva em El Salvador.

Na sessão semanal de perguntas na Câmara dos Comuns (câmara baixa do Parlamento britânico), Cameron havia acusado a Argentina de "colonialismo" pela histórica reivindicação de Buenos Aires sobre a soberania das Malvinas, dominadas pelo Reino Unido.

O ministro do Interior argentino, Florencio Randazzo, expressou também à imprensa em Buenos Aires que as declarações de Cameron "são absolutamente ofensivas".

"A Argentina defendeu por décadas que a única maneira de resolver a questão das Malvinas e a questão que reivindicamos desde 1883, quando houve a invasão inglesa, é através do diálogo e da negociação pacífica", manifestou o chanceler argentino. Ele lembrou que é assim que indicam "11 resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas e mais de 29 declarações do Comitê Antidescolonização das Nações Unidas".

"À medida que a Grã-Bretanha conhecer a realidade da América Latina, estaremos mais perto de uma solução", declarou o chanceler, que destacou que a reivindicação argentina se transformou em "uma causa latino-americana".

Fonte: Agência EFE
Editado por: Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.