terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

DAVID HARVEY NO BRASIL, O AUTOR DE "CONDIÇÃO PÓS-MODERNA"



O escritor britânico David Harvey confirmou que irá visitar o Brasil, na próxima semana, para realizar as conferências de lançamento do livro O enigma do capital e as crises do capitalismo.

David Harvey é geógrafo e professor de Antropologia da Universidade da Cidade de Nova York (The City University of New York – Cuny) na qual leciona desde 2001. Suas pesquisas são focadas particularmente sobre o estudo das cidades - as análises sobre as implicações econômicas, sobre a arquitetura das cidades e as noções de espaço-tempo.


Dentre outras obras já publicadas, sem dúvida a que teve maior repercussão foi a Condição Pós-Moderna, um dos livros mais citados no mundo, tendo sido lançado no Brasil em 1993, e que foi apontado pelo periódico britânico "Independent" como um dos 50 trabalhos mais importantes desde a Segunda Guerra Mundial.

Neste livro, Harvey elabora uma crítica dialética do que é apresentado como “condição pós-moderna”. O significado dialético de sua análise refere-se ao esforço de confrontar as tendências da arte, da arquitetura, da filosofia e da política pós-modernas com as exigências econômicas decorrentes dos ciclos de expansão e crise do capitalismo.

É nesse sentido que toda a análise de Harvey acerca da "Condição Pós-Moderna" diz respeito a determinados condicionantes histórico-geográficos.

No livro que virá lançar no Brasil, O enigma do capital e as crises do capitalismo, David Harvey desnuda as razões para o fracasso da sociedade de “livre mercado”, jogando por terra o argumento de que a crise financeira mundial, que começou em 2008 e está longe de acabar, não tenha precedentes.

"Tento restaurar algum entendimento sobre o que o fluxo do capital representa. Se conseguirmos alcançar uma compreensão melhor das perturbações e da destruição a que agora estamos todos expostos, poderemos começar a saber o que fazer", afirma o autor.

Para tanto, Harvey estuda as condições necessárias para a acumulação do capital e utiliza rigoroso arsenal teórico ao expor o papel fundamental que as crises têm na reprodução do capitalismo e os riscos sistêmicos de longo prazo que o capital representa para a vida no planeta.

Serão três dias de eventos nas universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Confira a programação:

-segunda-feira, dia 27/02, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) recebe Harvey no Teatro TUCA;

-terça-feira, dia 28/02, é a vez da Universidade de São Paulo (FAU-USP);

-e na quarta-feira, dia 29/02, o autor marxista se apresenta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).

Todos os eventos são gratuitos e sem necessidade de inscrição prévia.

Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.