quarta-feira, 18 de abril de 2012

DE NOVO? Justiça determina novo afastamento da Prefeita de Paço do Lumiar

Bia Venâncio, prefeita de Paço do Lumiar, afastada do cargo por determinação judicial

O Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu nesta terça-feira (17) afastar a prefeita de Paço do Lumiar, Glorismar Rosa Venâncio - mais conhecida como Bia Venâncio - que foi condenada à perda do cargo por atos de improbidade administrativa.

A medida mantém a decisão da juíza Jaqueline Reis Caracas que determinou, em novembro do ano passado, o afastamento da prefeita por entender que sua permanência no cargo poderia causar mais prejuízos ao erário público. No entanto, alguns dias depois, ela conseguiu voltar à prefeitura por força de uma decisão liminar.

Insatisfeito com sua volta ao comando do Executivo Municipal de Paço do Lumiar, o vice-prefeito Raimundo Nonato da Silva Filho ajuizou Mandado de Segurança com pedido de liminar questionando a legalidade dessa decisão que determinou o retorno de Bia Venâncio ao cargo.

Ao analisar o pedido, o relator do processo - desembargador Raimundo Melo - deferiu a liminar por ele pleiteada e determinou o afastamento imediato de Bia Venâncio, ressaltando que a decisão fez-se necessária em razão de acautelar a sociedade luminense, que a todo momento sofre com incertezas perpetradas pela administração municipal.

O desembargador entendeu ser temerário deixá-la no cargo de prefeita em razão das inúmeras irregularidades a ela atribuídas que culminaram em seis ações civis públicas por improbidade administrativa, duas execuções fiscais na Justiça Federal e várias ações penais, às vésperas do processo eleitoral para escolha do novo prefeito de Paço do Lumiar. Veja algumas dessas irregularidades AQUI.

A ação agora será encaminhada para a Procuradoria Geral de Justiça, que se manifestará acerca dos pedidos feitos pelo vice-prefeito, para depois serem julgados pelo plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Hugo Freitas
Com informações da Ascom/TJMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.