sexta-feira, 25 de maio de 2012

NOTA SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES DA UFMA

Por Hugo Freitas

A Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), em nota divulgada nesta quinta-feira (24), condenou as ameaças sofridas por professores em estágio probatório e substitutos que aderiram à greve nacional da categoria, iniciada na última segunda-feira (21).

A Universidade Federal do Maranhão é uma das mais de 40 instituições que suspenderam suas atividades em todo o território nacional reivindicando reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Confira a Nota da Apruma na íntegra:

A APRUMA-SS repudia qualquer tipo de ameaça ao direito de greve de professores em estágio probatório, substitutos e visitantes. Segue abaixo trechos do parecer da Assessoria Jurídica do ANDES-SN sobre o direito de greve desses professores:

“I – Docentes em Estágio Probatório: Inexiste previsão legal para punição dos servidores federais docentes em estágio probatório no que se refere a sua participação em movimento grevista, assim como não pode haver a sua exoneração sem a instauração de processo administrativo disciplinar, onde deverá ser assegurada ampla defesa”.

“II – Docentes Substitutos e Visitantes: As relações laborais entre a Instituição de Ensino Superior e os substitutos e visitantes serão regidas pela celebração de um contrato, que deverá ser observado em cada caso. Mesmo assim, conforme assegura a lei, qualquer infração – no caso da existência de greve, a ausência ao trabalho e a consequente suspensão das aulas – deverá ser apurada mediante processo de sindicância, onde deverá ser assegurada ao docente a ampla defesa. Na esteira do que restou afirmado anteriormente, não existe norma que preveja a rescisão contratual pelo exercício do direito de greve por parte dos docentes substitutos e visitantes”.

São Luís, 24 de maio de 2012.

A Diretoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.