quinta-feira, 23 de agosto de 2012

GLAUBER ROCHA, O MAIOR NOME DO CINEMA BRASILEIRO

Glauber Rocha, um dos maiores nomes do cinema brasileiro

Há exatos 31 anos morria, vítima de problemas pulmonares, o cineasta Glauber Rocha, um dos mais importantes cineastas brasileiros.

Com o princípio "uma ideia na cabeça e uma câmera na mão", Glauber deu nova identidade ao cinema nacional, configurando-se como um dos maiores nomes do célebre movimento chamado "Cinema Novo", edificando assim seu nome na história dessa arte tão cultuada em todo o mundo. Conhecer o cinema nacional implica compreender a arte inovadora de Glauber Rocha.

Nascido em Vitória da Conquista, na Bahia, Glauber abandonou o curso de Direito, em Salvador, para trabalhar como crítico de cinema e documentarista, realizando "O Pátio" (1959) e "Cruz na Praça" (1960). Seu primeiro longa-metragem, Barravento (1961), foi premiado na Europa e exibido no Festival de Cinema de Nova York. Em 1963, filmou Deus e o Diabo na Terra do Sol, que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano seguinte.

Em 1966, co-produziu A Grande Cidade, de Cacá Diegues, e fez Terra em Transe. Exibido no Festival de Cannes, o filme ganhou os prêmios Luis Buñuel e o da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica. Recebeu ainda prêmios e elogios na Suíça, em Cuba e no Brasil.

No mesmo ano, Glauber Rocha trabalhou no argumento de "Garota de Ipanema", de Leon Hirszman. Recebeu o convite de Jean-Luc Godard para participar de "Vent d'Est", no qual interpretou a si mesmo: um cineasta que aponta o caminho para o cinema político-revolucionário.

Em 1969, seu filme O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro foi exibido no Festival de Cannes e Glauber ganhou o prêmio de Melhor Diretor, dividido com o tcheco Vobtech Jasny.

Vítima da repressão no Brasil, em 1971 partiu para o exílio. No Chile, filmou um documentário sobre os brasileiros exilados, que não foi concluído. Viajou no mesmo ano para Cuba, onde permaneceu um ano trabalhando no projeto de "America Nuestra". Em 1976, Glauber voltou ao Brasil, depois de cinco anos de exílio. No ano seguinte, dirigiu o curta-metragem "Di Cavalcanti", que ganhou prêmio especial do júri do Festival de Cannes. Rodou seu último filme, A Idade da Terra, em 1980.

Glauber Rocha previu a própria morte. Em carta, escrita na adolescência, disse que iria morrer aos 42 anos, e foi o que aconteceu de fato. “Vim para morrer em Portugal”, anunciou o cineasta em agosto de 1981, logo após a sua chegada ao país, onde participaria de um ciclo de filmes organizado pela Cinemateca Portuguesa. Internado às pressas depois de um mal súbito, disse aos médicos que estava sentindo “muita angústia”. Morreu dias depois. A causa oficial da morte de Glauber Rocha foi um choque bacteriano resultante de broncopneumonia. Na versão de sua mãe, Lúcia Rocha, o filho “não morreu da vontade de Deus; morreu de uma doença chamada Brasil”.

Hugo Freitas
Com informações do site Cineclick

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.