sexta-feira, 31 de agosto de 2012

POLÊMICA: Por causa da greve dos professores federais, UFMA substitui direção do COLUN

Colégio Universitário - COLUN

Por Hugo Freitas

Uma polêmica veio à tona no início da noite de hoje (31). Por meio de Nota Oficial, publicada no site da instituição, a Universidade Federal do Maranhão anunciou a decisão de SUBSTITUIR A DIREÇÃO DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - COLUN, localizado no Campus do Bacanga, Cidade Universitária, em São Luís.

De acordo com a Nota, a motivação desta decisão é de "garantir o retorno dos professores e alunos às aulas", já a partir da próxima segunda (03/09).

A administração superior da Federal maranhense ressaltou ainda que "o direito à greve dos professores está mantido, mas, também, está garantindo o direito dos professores que querem voltar ao trabalho".

Acompanhe a íntegra da polêmica Nota:

Em respeito à opinião pública e à comunidade acadêmica, a administração superior da Universidade Federal do Maranhão resolveu, hoje, substituir a direção do Colégio Universitário, bem como as coordenações setoriais, para garantir o retorno dos professores e alunos às aulas. Esta providência foi tomada depois de várias reuniões com os professores, pais, alunos e representantes estudantis que estão revoltados com os professores grevistas que querem manter o movimento de paralisação a todo custo.

A administração superior da Universidade Federal do Maranhão ressalta que o direito à greve dos professores está mantido, mas, também, está garantindo o direito dos professores que querem voltar ao trabalho. A Universidade entende que a Sociedade Civil está vivendo um momento de plena expansão, mas que precisa amadurecer mais determinadas questões que só podem ser resolvidas com o diálogo e não com a radicalização.

A administração superior tomou todas as providências, solicitadas pela direção do COLUN, para que a instituição tivesse as condições adequadas de funcionamento mas, mesmo assim, os professores insistiram em manter o movimento grevista. Por isso, os pais que estiveram presentes à reunião também fizeram uma denúncia no Ministério Público Federal contra os professores que querem impedir o retorno dos alunos às aulas.

A nova direção, que tomou posse hoje, deve garantir o retorno às aulas no Colégio Universitário a partir da próxima segunda-feira, bem como tomar todas as providências para iniciar o processo eleitoral para escolha da nova direção, o que deverá ocorrer dentro da legislação vigente.

2 comentários:

  1. Parabéns à nova direção do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão, pois ele conseguiu o que queria. E parabéns ao Magnífico Reitor que finalmente conseguiu realizar os desejos de seus amigos e companheiros.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos colegas que conseguiram chegar exatamente onde queriam: à direção do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão. Parabéns ao Magnífico Reitor que conseguiu anular um processo democrático que foi a eleição da gestão diretora do COLUN e fazer cumprir sua vontade assim como a de seus amigos e futuros eleitores.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.