quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ECONOMÉTRICA APONTA NOVO EMPATE TÉCNICO ENTRE CASTELO E EDIVALDO

Castelo e Edivaldo tecnicamente empatados

Por Hugo Freitas

Mais uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de São Luís veio à tona na noite desta terça-feira (18). Desta vez, os números divulgados são do Instituto Econométrica.

Segundo o levantamento da Econométrica, João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Junior (PTC) estão tecnicamente empatados. O tucano aparece com 31,9%, enquanto o petecista tem 30,1% da preferência do eleitorado ludovicense.

Na terceira colocação, bem distante dos dois primeiros, aparece Washington Oliveira (PT), com 14,6%. A seguir, vem Eliziane Gama (PPS) e Tadeu Palácio (PP), ambos com 7,5%; Marcos Silva (PSTU), 1,4%; Haroldo Sabóia (PSOL), 0,4%; e Ednaldo Neves (PRTB), 0,3%.

Votos brancos e nulos somaram 3,8%, enquanto que 2,6% não souberam ou não responderam. (veja gráfico acima)

A pesquisa foi contratada pelo jornal Atos e Fatos e ouviu 850 pessoas nos dias 13 e 14 de setembro, sendo registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-237/2012. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os números da Econométrica se aproximam muito mais dos dados divulgados pelo DataM do que o absurdo propalado pela Constat. De acordo com o DataM, Edivaldo com 31,8% havia ultrapassado Castelo com 30,6%, mas ambos permaneciam tecnicamente empatados (veja aqui).

Já o levantamento feito pela Constat apontava Castelo com vantagem de 8,3 pontos percentuais em relação a Edivaldo, a maior diferença entre os dois principais candidatos já observada em todas as pesquisas eleitorais realizadas até o momento, desde quando Holanda Jr. bipolarizou a disputa com o tucano (reveja aqui).

Quero só ver o que os capachos castelistas vão dizer agora, uma vez que uma avalanche de críticas recaíram sobre os dados do DataM, cuja credibilidade foi amplamente questionada, principalmente em alguns blogs e nas redes sociais, que pediam até a intervenção do Ministério Público Eleitoral.

Quando se trata de "analisar" as pesquisas eleitorais, os "críticos de plantão" só observam "conspirações" diante de um quadro desfavorável ao candidato que defendem. Agora, quando os números apontam vantagem de seu preferido, são os anjos no céu e o instituto de pesquisa na terra. Faça-me o favor!!! Aff!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.