domingo, 9 de setembro de 2012

NOVA PESQUISA ESCUTEC: Castelo e Edivaldo tecnicamente empatados


Por Hugo Freitas

Uma nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de São Luís foi divulgada na manhã de hoje (09).

De acordo com os dados da Escutec, na pesquisa ESPONTÂNEA, João Castelo (PSDB) continua em sua tendência de queda, figurando em primeiro lugar com 30,6% dos votos.

Tecnicamente empatado com o tucano, aparece Edivaldo Holanda Júnior (PTC),  com 27,8%, confirmando assim o seu crescimento surgido em todas as pesquisas anteriores.

A surpresa, dessa vez, fica por conta de Washington Oliveira (PT), que subiu quatro pontos percentuais em relação à ultima pesquisa realizada pelo DataM (reveja aqui), e agora aparece na terceira posição com 12,1% dos votos.

Com isso, Tadeu Palácio (PP) caiu para a quarta colocação, registrando apenas 9,3% da preferência do eleitorado, confirmando sua tendência de queda apresentada nas últimas pesquisas. Eliziane Gama (PPS) vem logo em seguida, tecnicamente empatada com Palácio na quinta posição, com 6,4% dos votos.

No quesito REJEIÇÃO, onde os eleitores informam em quem NÃO votariam, a liderança também é do prefeito João Castelo, com 33,6% dos votos. Em segundo lugar, aparece Tadeu Palácio (15,1%), seguido de perto por W.O (13,6%). Nesse aspecto, "castelos", "palácios" e "macaxeiras" não são vistos com bons olhos pelo público eleitor.

Holanda Jr. está na antepenúltima posição, com 3,4%, seguido por Eliziane (3,0%). O último lugar, tanto na espontânea, quanto em rejeição, é o candidato Ednaldo Neves, respectivamente com 0,5% e 1,5%.

O cenário eleitoral apresentado pela Escutec, pois, coloca em evidência os cinco nomes principais que estão na disputa pela chefia do Executivo ludovicense. Castelo em primeiro, caindo nas pesquisas, e sendo seguido de perto por Edivaldo. Washington ultrapassando Tadeu, que já foi segundo lugar disparado nas pesquisas iniciais, mas que agora aparece apenas na quarta posição, sendo ameaçado de perto por Eliziane, que também vem crescendo nas intenções de voto.

Resta saber qual será o posicionamento do grupo Sarney em relação a este cenário, amplamente desfavorável para suas intenções de conquista da Prefeitura de São Luís, já que um provável segundo turno se desenha sem a participação do candidato roseanista (W.O).

Ao que tudo indica, e sabedores que somos das estratégias adotadas pelos "sarneys", que sempre costuraram alianças para se perpetuar no poder, fortes investidas serão feitas em cima de Edivaldo ou do próprio Castelo (se é que já não foram feitas, como corre na "boca-pequena").

Como ficará a posição de Flávio Dino, nesse sentido, caso se confirme uma sondagem dos sarneys em torno de "Holandinha"? Continuará ele posando de "líder das oposições"? Seu discurso ainda será em torno da "mudança" e da "renovação"? Ou passará ele para o plano de "fim das brigas do passado" e "tempo de alianças"? Jogará no lixo toda a imagem que Dino esculpiu de si mesmo na ala "oposicionista"?

E Castelo? Será que o prefeito cederá, mais uma vez, aos fetiches de "El Bigodon" para tentar assegurar sua reeleição? Recorrerá às benesses do governo, como fim dos ataques diretos em sua mídia impressa e radiotelevisiva e mais recursos para os cofres da Prefeitura?

Conjecturas há. Mas só o tempo as poderá responder. Contudo, fiquemos atentos aos "sinais de mudança de comportamento" dos candidatos em seus programas de propaganda partidária. Em se tratando da prática política no Maranhão, ali reside bons indicativos para a confirmação ou corroboração das hipóteses aqui levantadas em tom de indagações nada perplexadas.

Contratada pelo jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da família Sarney, a pesquisa do instituto Escutec ouviu 800 pessoas entre os dias 03 e 08 de setembro e está registrada no TRE sob o protocolo Nº MA-00168/2012. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos.

Na pesquisa, ainda constam dados sobre as avaliações qualitativas das gestões de Roseana e Castelo. Os resultados são "surpreendentes". Mas isso é assunto para o próximo post. Por hoje é só, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.