segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PROFESSORES DA UFMA VOLTAM ÀS AULAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (17)


Por Hugo Freitas

Está previsto para esta segunda-feira (17) o reinício das aulas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Após 115 dias de greve por melhores salários e reestruturação da carreira, os professores federais decidiram, em assembleia geral realizada na última quarta-feira (12), no auditório Ribamar Carvalho, encerrar o movimento paredista no Estado e retomar as atividades a partir de hoje.

Na avaliação do vice-presidente da Apruma, professor Welbson Madeira, a greve apresentou como ponto positivo o compromisso do governo em abrir 4.000 vagas para ingresso de novos professores nas universidades públicas. Mas apresentou também suas observações críticas: "Apesar deste ponto, que consideramos uma conquista, outros itens da nossa pauta de reivindicações não tiveram a mínima atenção por parte do governo que sempre agiu de forma intransigente", assinala Madeira.

Uma aula pública deve ser ministrada nesta segunda-feira (17) explicando aos alunos os motivos da greve e a sequência das atividades para a conclusão do ano letivo.

Além disso, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) da UFMA deve divulgar um novo calendário acadêmico com as datas de encerramento do semestre, colação de grau e apresentações de monografia.

Com a paralisação, iniciada no dia 21 de maio, os professores das instituições federais de ensino conseguiram reajuste mínimo de 25% para todos os docentes e de 40% para professores com titulação maior e em dedicação exclusiva, além de 4% concedidos em medida provisória. O aumento deve ser pago em três anos e representa impacto de R$ 4,2 bilhões no orçamento do governo federal.

Acompanhe a nota divulgada pela Apruma sobre o fim da greve:

NOTA PÚBLICA APRUMA

A Assembleia Geral da APRUMA do dia 12/09/2012 aprovou:
1) A continuidade da luta com suspensão da greve, a partir de 17/09/2012;
2) Panfletagem na entrada do campus, na manhã do dia 17/09/2012;
3) Aula pública na tarde do dia 17/09/2012, e
4) Que cada professor(a) dialogue com os(as) alunos(as) sobre o movimento grevista, no primeiro dia de aula.

Diretoria APRUMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.