quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PESQUISA IBOPE: TECNICAMENTE EMPATADOS, EDIVALDO HOLANDA JR. VENCE CASTELO NO 2º TURNO


Por Hugo Freitas

Divulgada agora há pouco a Pesquisa Ibope que aponta João Castelo (PSDB) com 29% da intenção de votos, seguido de perto por Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que registrou 26%.

Como a margem de erro é de 3% para mais ou para menos, há um empate técnico entre os dois candidatos.

Na sequência, aparecem Washington Oliveira (PT), com apenas 12% dos votos dos entrevistados. Logo em seguida, já aparece na quarta colocação Eliziane Gama (PPS), com 6%. Tadeu Palácio despencou para a quinta posição, registrando apenas 4%. Por fim, aparecem Marcos Silva (PSTU), com 2% e Haroldo Sabóia (PSOL), 1%.

Nesta pesquisa, o candidato Ednaldo Neves (PRTB) não chegou a 1% dos votos. Brancos e nulos somaram 5%. Não sabem e não responderam, 15%.

Edivaldo Holanda Jr. vence Castelo num provável segundo turno

O Ibope também realizou uma enquete sobre um eventual 2º turno. Na simulação entre os dois primeiros candidatos, Edivaldo Holanda Júnior vence com 42%, contra 32% de João Castelo.

Em pesquisa anterior, do dia 24 de agosto, os números do Ibope davam a vitória ao candidato tucano: Castelo 33%, Edivaldo Holanda 18%.

Os números do Ibope surpreendem, já que a pesquisa foi encomendada e divulgada pela TV Mirante, de propriedade da família Sarney. De acordo com os números miranteanos, Castelo registrou queda de 4 pontos percentuais em relação à última pesquisa (33%), enquanto que Holanda Júnior apresentou um crescimento significativo, saltando de 18% da pesquisa anterior para registrar agora 26%.

A pesquisa confirmou ainda a queda livre de Tadeu Palácio na preferência dos eleitores. Na última enquete do Ibope, Tadeu tinha 15%, e registra agora apenas 4%, atrás inclusive de Eliziane Gama, que tem 6%. Na contramão de Tadeu, W.O (candidato governista) saiu da quarta colocação (dados do dia 24/08) para assumir a terceira posição, passando de 5% para 12%.

Os números do Ibope também estão em sintonia com as pesquisas realizadas pelo DataM e pela Econométrica, confirmando o absurdo apresentado pela Constat, que colocou Castelo 8 pontos de vantagem à frente de Edivaldo Jr.

A pesquisa Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 16 e 19 de setembro e está registrada junto ao TRE sob o protocolo MA-00249/2012.

2 comentários:

Grato pela participação.