sábado, 29 de setembro de 2012

VIDA E CARREIRA DE HEBE CAMARGO

Hebe Camargo morre aos 83 anos

Por Hugo Freitas

A apresentadora Hebe Camargo, uma das figuras mais emblemáticas da televisão brasileira, morreu na manhã deste sábado (29), aos 83 anos, depois de sofrer uma parada cardíaca.

Hebe morreu em sua casa, no bairro do Morumbi (SP), enquanto dormia, segundo informou a assessoria do SBT. Seu corpo está sendo velado no Palácio Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, e deve ser enterrado às 9h deste domingo (30), no cemitério localizado no mesmo bairro.

Câncer

A apresentadora lutava desde o início de 2010 contra um câncer no peritônio, membrana que envolve a cavidade abdominal - um câncer raro, mas tratável, segundo a equipe do Hospital Albert Einstein, onde ficou todo esse tempo cuidando de sua saúde. Desde a descoberta da doença, em janeiro de 2010, a apresentadora iniciou um intenso tratamento, passando por inúmeras sessões de quimioterapia, chegando até mesmo à perda dos cabelos.

Hebe estampa capa da revista Veja, após a perda dos cabelos durante tratamento contra o câncer, em 2010

Em abril do ano passado, recebeu dos médicos a notícia de que o câncer havia entrado em remissão. Em setembro, no entanto, ela voltou a fazer tratamento quimioterápico preventivamente.

Em março deste ano, outro susto. A apresentadora passou por outra cirurgia para retirar um tumor no intestino. Um mês depois, recuperada, porém um pouco debilitada, voltou ao ar na Rede TV!.

Em junho, Hebe foi levada às pressas ao hospital para a retirada da vesícula. No mês seguinte, ficou internada por cinco dias para realizar exames de rotina.

No mesmo período, Hebe começou a reclamar dos atrasos nos salários na emissora onde trabalhava. A RedeTV! estava há seis meses sem pagar os salários aos seus funcionários. Foi quando começou a negociar com Sílvio Santos para voltar ao SBT, onde trabalhou de 1986 a 2010.

Hebe ficou afastada do canal do homem do baú desde dezembro de 2010, quando seu contrato não foi renovado e ela migrou para a endividada RedeTV!. Contudo, na última quinta-feira (27), a apresentadora havia anunciado o seu retorno ao SBT.

Carreira de sucesso

Hebe Camargo nasceu em Taubaté, cidade do interior de São Paulo, em 8 de março de 1929. Começou a carreira artística como cantora, em meados da década de 1950. Seu pai era violinista e fazia parte da orquestra de uma rádio. Em suas primeiras apresentações, imitava um dos maiores ícones musicais daquela época, a cantora Carmen Miranda.

Hebe com seus vinte e poucos anos

Depois de participar de programas de calouros, ela formou, junto com a irmã e duas primas, o Quarteto Dó-Ré-Mi-Fá. Após o casamento de uma das primas, Hebe e a irmã abandonaram o grupo e formaram a dupla sertaneja Rosalinda e Florbela. Pouco tempo depois, Hebe se lançou em carreira solo, vindo a assinar contratos com as rádios Tupi e Difusora.

Hebe inicia sua carreira solo como cantora no início da década de 60

Como artista solo, passou a interpretar sambas e boleros em casas noturnas, até que deixou de lado a vida de cantora para se dedicar à carreira de radialista.

Hebe canta na Rádio Tupi, em meados da década de 1960

Sua carreira na televisão começou concomitante à sua carreira de cantora. Hebe estava no grupo que foi até o porto de Santos buscar os primeiros equipamentos de TV que chegavam ao Brasil, no ano de 1950. Foi convidada por Assis Chateaubriand para participar, ao vivo, da primeira transmissão no país pela TV Tupi, naquele mesmo ano, onde cantaria o "Hino da Televisão". Alegando que estava doente, teve seu número musical substituído pela atriz Lolita Rodrigues. Somente em 2007, ela admitiu que faltou à inauguração da TV no Brasil para acompanhar o namorado em um compromisso de trabalho dele.

Primeiro programa de Hebe na TV, em 1966

A estreia oficial na telinha aconteceu apenas em 1966, na TV Record, quando ela apresentou o "Programa Hebe", alcançando grande audiência. Em 1975, comandou o primeiro programa da TV dedicado especialmente ao público feminino, "O Mundo é das Mulheres".

Em 1985, recebeu o convite para trabalhar no SBT, emissora onde atingiu o auge de sua carreira, quando ficou consagrada pelo público e pela crítica como a "rainha da televisão brasileira", apresentando programas de entrevistas.

Hebe Camargo ficaria também conhecida por chamar seus convidados de "gracinha" e aplicar em cada um que ia ao seu programa um "selinho". Artistas brasileiros e internacionais foram contemplados com um beijo da apresentadora, inclusive o seu patrão durante 25 anos, Sílvio Santos, a quem dava um "selinho" em todos os encontros que faziam na telinha.

Hebe dá "selinho" em Sílvio, durante Teleton, no início dos anos 2000

Seu prestígio era tão grande na TV que, em 2010, Hebe foi ao "Domingão do Faustão", na Rede Globo, com autorização do SBT, para receber o troféu de "Melhores do Ano".

Hebe recebe prêmio "Melhores do Ano" no Domingão do Faustão, em 2010

Ainda naquele ano, após sua recuperação do primeiro tratamento contra o câncer, Hebe voltou ao ar no canal de Sílvio Santos. No programa de reestreia, ela teve atendido um pedido especial: anunciar e cantar com Roberto Carlos. Numa decisão inédita, a Globo autorizou a ida do "rei" para o SBT.

Hebe recebe "o Rei" Roberto Carlos em seu programa no SBT, após seu primeiro tratamento contra o câncer, em 2010

O programa "Hebe", no SBT, se tornou referência para muitos programas de entrevistas que viriam em seguida. Mesmo passando por várias mudanças de dia e de horário, a audiência da apresentadora era garantida. O sofá branco, as entrevistas com famosos e personalidades em evidência na mídia, além dos números musicais de artistas nacionais e internacionais, vão deixar saudades.

DESCANSE EM PAZ, NOSSA ETERNA "GRACINHA", HEBE CAMARGO!!!

Hebe Camargo (* 8 de março de 1929 + 29 de setembro de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.