terça-feira, 16 de outubro de 2012

CASTELO MENTE EM SEU PROGRAMA ELEITORAL



Por Hugo Freitas

O prefeito João Castelo (PSDB), que disputa o segundo turno contra o candidato da coligação "Muda São Luís", Edivaldo Holanda Júnior (PTC), veiculou em seu programa de propaganda eleitoral, na noite desta segunda-feira (15), uma deslavada mentira contra uma escola particular de São Luís.

Segundo a propaganda de Castelo, a Universidade Infantil Rivanda Berenice LTDA. ocupa a 517ª posição em São Luís, no ranking referente à avaliação do ENEM. As irregularidades da acusação castelista já começam pelo fato de não informar a qual ano se refere a dita avaliação, uma vez que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é anual.

As mentiras de Castelo caem por terra diante do censo escolar realizado anualmente pelo Ministério da Educação. Segundo os dados de 2010, alimentados pelos resultados do ENEM, no tocante às cidades maranhenses, a Rivanda Berenice ocupa a 9ª posição, dentre os 217 municípios do Estado. Na capital, a escola é a 7ª colocada no ranking, sendo a sexta melhor escola privada de São Luís.

Com uma pontuação de 661,21, a Rivanda Berenice está bem acima da média das escolas por cidade (550,66) e no Estado do Maranhão (512,65) e, também, acima da média nacional (537,04). Confira os dados de todas as escolas maranhenses no ranking do ENEM aqui.

Os dados do MEC são a prova de que, cada vez mais, se faz necessário a renovação e a mudança das práticas políticas em São Luís e, por conseguinte, em todo o Maranhão.

Ao passar boa parte de seu tempo de televisão atacando seu adversário com mentiras fáceis de serem descobertas, mediante a publicização dos dados do ENEM na internet, Castelo representa bem o perfil de político retrógrado, calcado nas velhas táticas de raposa, que se arma de calúnias e mentiras para tentar, desesperadamente, reverter o quadro situacional apontado pelas primeiras pesquisas eleitorais realizadas na capital referente ao segundo turno: liderança de Edivaldo com cerca de 20 pontos percentuais de vantagem (reveja aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.