sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ÚLTIMA PESQUISA IBOPE APONTA EQUILÍBRIO ENTRE CASTELO E EDIVALDO


Por Hugo Freitas

Divulgada agora há pouco a última pesquisa Ibope antes da votação de domingo (07) que revela forte equilíbrio entre Castelo e Edivaldo na corrida sucessória pela Prefeitura de São Luís. De acordo com o levantamento, o tucano está à frente do petecista no primeiro turno e em desvantagem no segundo, com a mesma diferença de pontuação (4%).


Os números indicam dianteira do prefeito João Castelo (PSDB) com 31% da preferência do eleitorado em relação ao segundo colocado, o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que registrou 27%. Castelo mantém-se à frente de Edivaldo acima da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em seguida, aparecem tecnicamente empatados Washington Oliveira (PT) e Eliziane Gama (PPS), com 10% e 9%, respectivamente. O crescimento de Eliziane já era esperado por este vosso interlocutor, amigo leitor, no tocante ao debate da TV Mirante desta quinta-feira (04), perspectiva propagada em todos os círculos sociais por conta de sua postura incisiva, voz firme e olhar sereno e alegre, em detrimento de um apático WO, com um olhar triste, péssima dicção e postura sonolenta. Não será surpresa se a candidata aparecer à frente do petista na votação do próximo domingo (07).

Segundo turno


Na simulação para o segundo turno, o Ibope confirmou vitória de Holanda Jr. contra Castelo com o mesmo percentual de diferença do 1º turno: 43% contra 37%. Em relação à ultima pesquisa realizada pelo mesmo instituto, no dia 20 de setembro (reveja aqui), houve uma diminuição significativa da vantagem do petecista em relação ao tucano. Naquela ocasião, a diferença entre os dois era de 10 pontos percentuais. Agora, está apenas em 4%.

Confira abaixo a evolução de cada candidato:


A diminuição da vantagem de Edivaldo em relação a Castelo, referente ao segundo turno, se deve ao fato do desempenho dos dois candidatos no debate mirantiano, quando o petecista mostrou-se mais nervoso e inseguro em relação ao tucano, que se saiu bem por conta de não ter sido bombardeado por críticas mais agudas dos seus adversários, que optaram por uma postura "paz e amor" em relação ao atual prefeito (reveja a análise do debate aqui).

Encomendada pela TV Mirante, a pesquisa Ibope foi realizada em São Luís entre os dias 3 e 5 de outubro, com 805 entrevistados. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-454/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.