quinta-feira, 4 de outubro de 2012

São Luís entre as capitais com mais mulheres assassinadas

Mulheres vão às ruas da cidade em protesto contra os homicídios

Os índices de homicídios de mulheres em São Luís são altos. O último levantamento divulgado pelo Mapa da Violência 2012 mostra que a capital maranhense ocupa a 12ª posição no ranking das capitais brasileiras nas quais mais foram registrados homicídios de pessoas do sexo feminino.

Os números fazem referência ao ano de 2010 e foram obtidos por meio de levantamento feito pelo Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS). De acordo com o estudo, São Luís tem uma taxa de 6,3 homicídios para cada 100 mil mulheres, ocupando a 12ª posição no ranking das capitais brasileiras nesse quesito. Entre as capitais nordestinas, a cidade sobe para a 6ª colocação.

Com relação às outras capitais do Brasil, em primeiro lugar em homicídio de pessoas do sexo feminino aparece Vitória (ES), com uma taxa de 13,2 homicídios para cada 100 mil mulheres. Em seguida, estão João Pessoa (PB), com uma taxa de 12,4; Maceió (AL), com uma taxa de 11,9; Curitiba (PR), com uma taxa de 10,4; e Salvador (BA), com 8,3. Em último lugar, a cidade onde foram registrados menos homicídios de mulheres foi Palmas (TO), com 1,7 homicídios para cada 100 mil mulheres.

Maranhão

A realidade de São Luís no que diz respeito aos assassinatos de mulheres é diferente da que prevalece no Maranhão. Segundo o Mapa da Violência 2012, enquanto a capital apresenta um dos maiores índices de assassinatos de pessoas do sexo feminino entre as capitais brasileiras, o estado tem uma das menores ocorrências desse tipo entre as 27 unidades federativas.

O estudo mostra que o Maranhão ocupa a 24ª posição no ranking entre os estados onde mais foram registrados homicídios contra pessoas do sexo feminino, com uma taxa de 3,5 homicídios para cada 100 mil mulheres. Em primeiro lugar aparece o Espírito Santo, com 9,8, seguido pelos estados de Alagoas (8,3), Paraná (6,4), Pará e Mato Grosso do Sul (ambos com taxa de 6,1 assassinatos).

Fonte: O Estado do Maranhão
Editado por: Hugo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.