sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CAZUZA SERÁ "RESSUSCITADO"


Por Hugo Freitas

Não, você não leu errado, estimad@ leit@r. Ídolo do rock nacional na década de oitenta, o cantor e compositor Cazuza, morto em 7 de julho de 1990, voltará aos palcos em 2013.

Cabe explicitar aqui que a palavra "ressuscitado", escrita deliberadamente entre aspas, atende a dois propósitos bem delimitados: o primeiro de retirar do vocábulo qualquer conotação de cunho religioso, apesar de não esconder uma pontinha de prazer; sendo utilizada, em segundo lugar, como uma provocação intimista junto aos fãs do eterno autor de "Faz Parte do Meu Show", "Codinome Beija-Flor" e "O Tempo Não Para", só para citar algumas das maravilhas escritas por Cazuza.


O ex-vocalista da banda "Barão Vermelho" será homenageado no dia 4 de abril do ano que vem, data em que completaria 55 anos de idade, com um show onde será revivido através de um holograma.

A ideia consiste na utilização de técnicas de ilusão de ótica que serão aplicadas para dar a impressão de que há uma pessoa de verdade no palco. Este recurso, contudo, não se constitui efetivamente em nenhuma novidade. A técnica já foi utilizada no exterior para shows de artistas como Tupac Shakur, morto em 1996, Freddie Mercury, morto em 1991 e, mais recentemente, com Elvis Presley, morto no final da década de 1970.

No entanto, Cazuza será o primeiro artista brasileiro a ser “ressuscitado” por um holograma.


O projeto foi idealizado por Omar Marzagão e George Israel, membro do "Kid Abelha" e parceiro de composições de Cazuza, e consistirá num show de 90 minutos. O holograma de Cazuza interagirá com a banda por 20 minutos da apresentação.

Os shows serão realizados em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e dois no Rio de Janeiro.

O holograma

Para realizar o holograma, a empresa francesa 4Dmotion utilizará fotos e vídeos do astro morto. O projeto já está em andamento, e leva seis meses no total para ser concluído. Nos dois primeiros meses, a empresa pesquisou informações sobre o figurino, os gestos e as expressões faciais de Cazuza.

As imagens que serão utilizadas para formar o holograma serão provenientes de shows e fotos dos anos de 1986 e 1987, antes de Cazuza contrair Aids, doença que o levaria a óbito.


O sistema conta ainda com um dublê do músico que imitará seus gestos corporais. Estes serão captados por meio da tecnologia “motion capture”, utilizada em videogames e animações.

Após concluída, a imagem será transmitida em um espelho no chão do palco, que serão refletidas em uma parede vertical que dará à platéia a impressão de que Cazuza está presente no palco, andando e realizando performances ao longo dos cinco metros de extensão da tela.


A banda de apoio contará com amigos do músico como o próprio George Israel, Leoni, Guto Goffi, Arnaldo Brandão e Rogério Meada. Utilizando áudio original de shows feitos pelo cantor, a banda tocará cerca de 23 músicas e terá direção musical de Nilo Romero, outro antigo parceiro de Cazuza.

É aguardar e esperar para conferir de perto esta experiência inimaginável até bem pouco tempo atrás. Se tudo der certo, seria interessante que a mesma técnica fosse utilizada para shows de outros artistas nacionais já falecidos como Renato Russo e Raul Seixas, que mobilizaram milhões de fãs em suas apresentações em vida. Fica a dica!!!

Salve a tecnologia! Os amantes da música agradecem!!!

Com informações do jornal Folha de S. Paulo e da Revista Brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.