terça-feira, 13 de novembro de 2012

Eliziane Gama assume presidência do PPS no Maranhão sem conhecimento do dirigente nacional do partido


Por Hugo Freitas

Está marcada para esta quarta-feira (14), a partir das 9h, na Assembleia Legislativa, o ato de posse da deputada Eliziane Gama à frente da presidência estadual do Partido Popular Socialista (PPS) no Maranhão.

Eliziane assume a presidência do PPS em lugar de Paulo Matos, que renuncia ao cargo. Gama e Matos, que andaram divergindo nas eleições municipais, se unem para fortalecer o caminho de uma terceira via para 2014, oferecendo uma alternativa a uma provável polarização entre Flávio Dino e o candidato da família Sarney, seja ele quem for.

Contudo, a notícia da renúncia de Paulo Matos foi recebida com surpresa pelo presidente nacional da sigla, deputado federal Roberto Freire. Em sua página pessoal no twitter, Freire declarou que não foi comunicado da mudança de comando na legenda do Maranhão. “Algo estranho está acontecendo no PPS do Maranhão. Acabamos de saber pela imprensa que Paulo Matos vai renunciar”, disse Freire.

Muitos talvez ignorem o fato de Eliziane Gama ser a atual vice-presidente da legenda no Estado. Portanto, não há nada de estranho em sua posse, uma vez garantida pelo estatuto do PPS maranhense. Estranho mesmo só a declaração de Freire sobre a renúncia de Matos, o que evidencia uma dessintonia entre as esferas regional e nacional da sigla.

Com a ida da parlamentar para a presidência estadual do partido, fica descartada a possibilidade de saída de Eliziane para outra legenda. “Sempre defendi fidelidade partidária. O conteúdo programático da minha legenda é o que eu acredito. Então seria muito difícil eu achar outra linha ideológica parecida com a do PPS”, declara.

Ainda há pouco, via twitter, Gama acabou com todas as dúvidas sobre sua provável posse. "Com a saída do presidente Paulo Matos, é natural nossa ascensão à presidência [do partido]", asseverou.

A posse no cargo da presidência do PPS no Maranhão marca definitivamente o peso do capital político adquirido por Eliziane nas eleições de 28 de outubro, quando saiu das urnas com mais de 13% dos votos do eleitorado ludovicense, obtendo a terceira colocação no pleito para a Prefeitura de São Luís, à frente do candidato apoiado pelo Governo do Estado, Washington Oliveira (PT), que detinha o maior tempo de televisão em relação ao somatório do tempo de todos os outros partidos.

2 comentários:

  1. Eliziane perdeu meu respeito quando se manteve neutra no segundo turno. Divisora da esquerda maranhense! Coloca sua sede individual de poder acima da coerência ideológica, que não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Christian, o posicionamento de Eliziane é tão volúvel quanto a existência de uma provável "coerência ideológica", que acredito que nenhum partido, de fato, tenha.
      Um abraço.

      Excluir

Grato pela participação.