terça-feira, 13 de novembro de 2012

MENSALÃO: JOSÉ DIRCEU É CONDENADO A MAIS DE 10 ANOS DE PRISÃO


Por Hugo Freitas

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta segunda-feira (12), a pena do ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu (PT), em 10 anos e 10 meses de prisão por envolvimento no esquema de corrupção batizado de "mensalão".

Segundo o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, Dirceu se valeu de sua posição no Partido dos Trabalhadores (PT) e do cargo que ocupava como ministro da Casa Civil, em 2005, para obter vantagens financeiras através da compra de apoio de parlamentares.

Além da pena de reclusão, o petista também foi multado em R$ 676 mil, correspondentes a 260 dias-multa no valor de dez salários mínimos, fixados aos valores praticados na época. Como a pena supera oito anos de reclusão, José Dirceu terá que cumprir a sentença em regime fechado, conforme estabelece o Código Penal.

Durante sua argumentação, o ministro Joaquim Barbosa afirmou que a culpabilidade do ex-ministro é "extremamente elevada". "Ele valeu das suas posições de mando e proeminência, tanto no PT quanto no governo federal. Essa posição de força do réu foi fundamental para a outorga de cobertura política dos integrantes da quadrilha", afirmou.

José Dirceu foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha e de corrupção ativa. Pelo primeiro, ficará preso por 2 anos e 11 meses, e pelo segundo crime deverá ficar recluso por mais 7 anos e 11 meses, computando-se exatos 10 anos e 10 meses de detenção, em regime fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.