quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PRIVILÉGIOS E EXCLUSIVIDADE: REDE GLOBO COBRA DOS CLUBES BRASILEIROS

Por Hugo Freitas

Dona dos direitos de transmissão de todos os principais campeonatos de futebol do país, a Rede Globo estaria fazendo pressão junto aos clubes, cobrando-os por mais privilégios em relação às TVs concorrentes, em treinos e durante os jogos. É o que revela reportagem desta quarta-feira (28) publicada pelo UOL Esporte.

O site teria tido acesso a uma troca de e-mail entre Marcelo Campos Pinto, diretor da "Globo Esporte" (empresa que negocia os acordos comerciais), e os presidentes dos clubes de futebol, onde cobra tratamento especial para TV Globo e Sportv, no que se refere à cobertura jornalística da rotina de treinos e jogos.

A emissora alega não estar recebendo o tratamento privilegiado que "merece", compatível com os valores que paga pelo Brasileirão e tantos outros campeonatos. De acordo  com o UOL, Marcelo Campos Pinto chega a lembrar que as exigências da Globo estão em contrato: "O acesso privilegiado necessário à produção de matérias jornalísticas durante os jogos e nos clubes consta expressamente de nossos contratos. Tanto pagamos e pouco recebemos", reclama o diretor global.

Segundo a reportagem do site, o protesto do executivo é uma consequência de várias queixas feitas por produtores e editores da Globo e da Sportv, que não aceitam que as suas equipes de reportagem tenham o mesmíssimo acesso concedido a empresas que não possuem os direitos de transmissão dos eventos de futebol do país. Reclamam o fato de que seus repórteres não terem qualquer privilégio para poderem fazer mais perguntas a técnicos e jogadores do que os jornalistas concorrentes.

As reclamações teriam chegado a Marcelo Campos Pinto por meio de Ricardo Bereicoa, chefe de produção no Rio de Janeiro, e João Pedro Paes Leme, diretor-executivo de esportes. Esses teriam recebido das equipes de reportagem as queixas com relação à rotina de trabalho nos clubes, na qual a TV Globo não estaria sendo atendida como deveria na condição de detentora dos direitos de transmissão dos torneios.

Em outro trecho da troca de e-mails revelada pelo UOL, o executivo da "Globo Esportes" afirma: "Lembro, por oportuno, que tais matérias são exibidas de segunda a sábado em nossos telejornais e programas esportivos, o que corresponde a mais de 60% da exposição anual das marcas dos clubes e de seus patrocinadores de camisa e material esportivo na Rede Globo e no Sportv". Esse seria um recado de Marcelo Campos aos clubes, lembrando-os de que a emissora estaria fazendo a parte dela no acordo, segundo reportagem do UOL Esporte.

Disso tudo, a pergunta que fica é a seguinte: O que a Globo quer mais? Já não basta transmitir apenas os jogos dos clubes de maior torcida do Rio e de São Paulo, agora que os clubes podem negociar diretamente com a emissora, sem a mediação da CBF?

Já não basta estabelecer horários de jogos sempre "depois da novela das nove", em dias de quarta-feira, mais convenientes aos interesses da emissora, que prefere não perder os lucros advindos dos comerciais nos intervalos das novelas e prejudicar assim tanto o público (cada vez menor) presente nos estádios, quanto os milhares de telespectadores, que têm de trabalhar cedo no dia seguinte?

Já não basta pressionar jogadores a se submeterem a ridículas comemorações para divulgar seus produtos futebolísticos???

O que falta mesmo é a Globo não deixar mais nenhuma emissora transmitir jogos no país, a não ser ela mesma, e fazer um estádio no Projac, de onde seriam transmitidos campeonatos com narração de Faustão e comentários de Ana Maria Braga.

Com informações da TV Esporte e do site UOL Esporte

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