sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Francisco Gonçalves descarta assumir Secretaria de Cultura


Por Hugo Freitas

O jornalista e professor da UFMA Francisco Gonçalves da Conceição descartou definitivamente a possibilidade de assumir a Fundação Municipal de Cultura (FUNC), que será transformada em secretaria na gestão de Edivaldo Holanda Júnior.

Em sua página na rede social Facebook, Chico Gonçalves emitiu um comunicado desautorizando jornais e blogs que já haviam colocado seu nome como o mais novo titular da pasta, a partir de janeiro de 2013.

Gonçalves informou que o nome indicado pelo grupo da "Resistência Petista" não foi o seu, e sim, o de Nelsinho Brito. "A todos que me procuraram para tratar desse assunto, informei que o nome indicado para a Secretaria de Cultura pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PT), em nome da Resistência Petista, é Nelsinho Brito", disse.

O professor afirmou ainda que não pretende assumir nenhum cargo no governo de Edivaldo. "Não postulei e nem disputo nenhum cargo no governo do prefeito eleito", asseverou.

Nos bastidores da política local, corre a informação, ainda oficiosa, de que o professor Lisboa também poderá declinar de uma provável indicação para a Secretaria de Educação, o que demonstra que neste assunto de composição da nova gestão municipal há muito mais especulação politiqueira do que apuração jornalística e que as negociações ainda estão a pleno vapor, justificando assim a demora na divulgação oficial dos nomes que irão ocupar as 34 secretarias do Executivo Municipal de São Luís.

Diante disso, fica a dica para os "jornalistas" de plantão, ansiosos por acertar na "mega-sena" dos nomes que irão compor o secretariado de Holanda, apurar bem as informações, inclusive consultando os próprios personagens especulados como protagonistas neste teatro de incertezas, antes de sair "chutando" nomes no afã inescrupuloso de apenas arrecadar mais ibope para suas páginas, impressas e/ou virtuais.

Confira abaixo a íntegra da nota do professor Francisco Gonçalves:

Esta semana, jornais e blogs divulgaram o meu nome em uma lista de possíveis secretários do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior.

A todos que me procuraram para tratar desse assunto, informei que o nome indicado para a Secretaria de Cultura pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PT), em nome da Resistência Petista, é Nelsinho Brito.

Não postulei e nem disputo nenhum cargo no governo do prefeito eleito. Desejo, como muitas outras pessoas, que Edivaldo Holanda faça um governo democrático, sem clientelismo; comprometido com a defesa e promoção dos direitos humanos; voltado para a efetivação das políticas públicas e redução das desigualdades sociais.

Às pessoas que se manifestaram a favor da minha possível indicação, agradeço a confiança. Fiquei comovido com as manifestações de carinho e entusiasmo.

2 comentários:

  1. Quero concordar com a posição do professor Francisco Gonçalves no tocante ao que me parece uma disputa Politica do cargo principalmente da resistência petista. No momento até que me contemplava o nome do professor Gonçalves, por sua competência técnica e de compromisso ideológico com a cultura da nossa Cidade e, por não dizer, com a cultura nacional. Como aluno dedicado, que faz os deveres de casa, com ele aprendi que a dignidade e a personalidade do homem lhe credencia automaticamente aos cargos e funções no plano de poder popular e partidário. Neste sentido com a recusa do professor, perdemos a oportunidade de uma gestão comprometida com o planejamento estratégico das ações a frente da cultura de São Luís. Porém concordo também que o novo Prefeito eleito, Edvaldo Holanda Junior, com toda sua competência "faça um governo democrático, sem clientelismo; comprometido com a defesa e promoção dos direitos humanos; voltado para a efetivação das políticas públicas e redução das desigualdades sociais". Para tanto temos vários outros nomes e posso aqui sugerir o nome da companheira Elizandra Rocha, não só técnica especializada, mas sobre tudo artista e militante, atuante permanentemente nas lutas pelo desenvolvimento da nossa cultura, sem nenhuma contestação a outros nomes que também foram ventilados, a companheira está neste momento defendendo como consultora do MINC/UFBA, O Plano Municipal de Cultura de São Luís em Salvador/BA. Fica aqui a minha manifestação de apoio ao nome da companheira e a contribuição do amigo ao Exmo. Prefeito de São Luís, o Sr. Edvaldo Holanda Junior para a possível, acertada e sábia decisão em nome da pasta da cultura.

    Gigi Moreira
    Ator, Diretor, Músico, Compositor, Interprete,
    Consultor Analista do Projeto Planos Municipais de Cultura da UFBA/MINC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manifestação registrada, Gigi.
      Grato pela participação.

      Excluir

Grato pela participação.