segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"O PAPA É POP": Vaticano lança conta do Papa no Twitter

Papa Bento XVI 

Por Hugo Freitas

O Vaticano lançou nesta segunda-feira (03) a conta do papa Bento XVI na rede social Twitter, que já possui mais de 7 mil seguidores de todo o mundo.

A chegada do papa no Twitter mostra a importância que o Vaticano dá às redes sociais para divulgar o Evangelho.

Embora seja pouco provável que Bento XVI, de 85 anos, escreva diretamente os pequenos textos de até 140 caracteres, o papa os aprovará antes de serem postados, asseguraram fontes vaticanas.

Segundo informou a assessoria de comunicação do papa, o gerenciamento da conta começará com reflexões sobre o Ângelus Dominical e seguirá falando de outros assuntos de interesse da Igreja.

Embora o bispo de Roma não navegue pela internet, como revelou uma fonte, ele pede com frequência a seus colaboradores que realizem buscas pela rede.

Vale lembrar que Bento XVI inaugurou no ano passado o portal multimídia do Vaticano na internet, News.va, com uma mensagem através da rede. "Queridos amigos, acabo de lançar o News.va. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos", escreveu à época.

Segundo Bento XVI, em documento emitido na Jornada Mundial da Juventude, a Igreja precisa usar todos os meios de comunicação a seu alcance, inclusive a internet, para divulgar o Evangelho e apresentar Cristo ao mundo.

Além de usar a rede para divulgar as atividades do pontífice, da Igreja e da Santa Sé, há três anos o Vaticano criou um site conectado à rede social Facebook, através da qual os usuários podem trocar postagens e tomar conhecimento de discursos e mensagens do pontífice. Na página virtual, também podem ser acessados vídeos de notícias sobre o Vaticano e o sumo sacerdote.

A inserção do dirigente máximo da Igreja Católica na internet e nas redes sociais evidencia, sob a alcunha de "levar a mensagem do Evangelho ao mundo", uma ação estratégica da hierarquia eclesiástica de angariar novos adeptos, especialmente os jovens que trafegam nas redes virtuais, como uma das formas de fazer frente ao crescimento de outras vertentes religiosas concorrentes que ameaçam o domínio do poder católico, como o protestantismo e o islamismo.

É cada vez mais atual a canção que diz: "O Papa é Pop e o Pop não poupa ninguém".

Confira a conta do papa no Twitter: @Pontifex_pt

Com informações da agência internacional EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.