sábado, 2 de fevereiro de 2013

Casas noturnas de São Luís são interditadas

Chez Moi, Observatório e Candy foram fechadas após fiscalização do Corpo de Bombeiros e GAT

Na madrugada de sexta (1°) para sábado (2), o Corpo de Bombeiros do Maranhão e o Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) da Polícia Militar começaram a fazer vistorias em boates e casas noturnas de São Luís.

Logo no início da fiscalização, foram interditadas a casa noturna Chez Moi e a boate Observatório, ambas no Centro Histórico. Logo em seguida, a boate Candy também foi interditada.

Os estabelecimentos foram interditados devido a ausência de brigadistas, falta de pontos de fuga, problemas nas saídas de emergências e fios elétricos expostos. Os locais só poderão ser reabertos se os donos sanarem os problemas. Caso reabram sem cumprir as exigências da fiscalização, os donos poderão ser presos e sujeitos a pagamentos de multas.

Estratégias para vistorias definidas pela SSP

Desde o dia 29 de janeiro, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, ordenou que o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) iniciasse as vistorias em casas noturnas e boates em São Luís e nos interiores do Estado. A medida foi tomada após o incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS), que vitimou mais de 200 pessoas no dia 28 de janeiro.

O planejamento das ações foi definido durante uma reunião realizada no dia 29, entre o secretário de Segurança e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva, na sede da SSP. Presentes, ainda, o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laercio Costa; o comandante do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT), tenente-coronel Wibirajá Figueiredo; e o subcomandante do GAT, capitão Joseilson Sousa.

Logística

As vistorias tiveram início nesta sexta-feira (1). No primeiro momento estão sendo fiscalizadas as grandes casas de shows e boates. De acordo com o GAT, estão cadastradas 47 casas deshow em São Luís, todas licenciadas para receber um público de no máximo 900 pessoas. Na lista dos itens que estão sendo fiscalizados estão as saídas de emergência, sinalização, localização de palco, existência de extintores contra incêndio, capacidade, entre outros.

Nas cidades do interior, o comando do Corpo de Bombeiros entrou em contato com os batalhões para que, simultaneamente com São Luís, também realizem a mesma operação. Nas cidades onde não há grupamento, um cronograma será criado para que equipes da capital e de unidades mais próximas sejam enviadas para realizar a vistoria.

Legislação

As interdições realizadas pelo Corpo de Bombeiros e Gate em casas noturnas de São Luís estão baseadas no Código estadual de segurança contra incêndio e pânico, previsto na Lei 6.546 de 29/12/1995. Segundo a lei, as instalações e equipamentos em eventos, ou utilização temporária de edificação e área para uso diverso constituem fatores de riscos, tais como incêndio, queda, pânico, entre outros, portanto, medidas de segurança devem ser tomadas para que não aconteçam problemas e até tragédias como a da boate Kiss, em Santa Maria.

Segundo a lei, é de competência do poder público garantir e preservar a segurança dos usuários e da coletividade em geral, quando da realização de eventos e concentração de público, realizando a fiscalização e punido qualquer desrespeito às medidas de segurança.

Com informações e foto do Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.