sábado, 23 de fevereiro de 2013

GOVERNO DO MARANHÃO E PREFEITURA DE SÃO LUÍS PATROCINARAM FESTA PRIVADA NO RIO DE JANEIRO


Por Hugo Freitas

No mínimo, demagogia e discurso populista dão a tônica dos escritos propagandísticos que vêm sendo espalhados cachoeiramente pela Prefeitura de São Luís aos quatro cantos da cidade. Senão, vejamos:

Segundo notícia veiculada no site Maranhão Hoje, o patrocínio de uma festa de carnaval, o "Fofa-Fest", promovido no Rio de Janeiro por Ilzineth Rangel, que assina coluna de variedades em jornais populares com o nome "Fofa", colocou a governadora Roseana Sarney e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior no mesmo barco, dividindo a opinião pública.

O mirantiano Marco d´Eça publicou em seu blog um cartaz e uma camisa da referida festa, onde aparece a logomarca da Prefeitura de São Luís, utilizada ainda na administração de João Castelo, porém com a inscrição "Edivaldo Holanda Jr".

Conforme observou o jornalista Aquiles Emir, que assina o texto do Maranhão Hoje, o blogueiro mirantiano não fez nenhuma menção ao fato de a logomarca do Governo do Estado também estar na camisa e no cartaz, conforme se observa nos círculos vermelhos destacados na foto acima.

Dessa forma, a denúncia de D'Eça ficou ainda mais indiscutível, uma vez que o mirantiano usou o cartaz para atacar Edivaldo e sua equipe, e descuidou da logo do Governo de sua patroa.

Por sua vez, o blogueiro pequenista (do Jornal Pequeno) Raimundo Garrone se posicionou em defesa da Fundação Municipal de Cultura (Func), que teria desmentido o patrocínio para centrar suas pesadas críticas ao Governo Roseana.

Conforme o texto de Emir, Garrone chega a cobrar do secretário estadual de Comunicação, Sérgio Macedo, a mesma posição dos assessores do prefeito Edivaldo, isto é, um desmentido.

O fato é que tanto o governo municipal quanto o estadual patrocinaram a festa privada no Rio, diga-se de passagem de uma das mais conhecidas promoters da Ilha, com o agravante de que ainda falta esclarecer o mediador de tais patrocínios.

Uma das suspeitas levantadas pela matéria é a da mediação via agências de publicidade. A Prefeitura de São Luís delega esta atividade à Clara Comunicação e o Governo do Estado, à VCR.

Triste mesmo é constatar que este ano, em São Luís, todas as agremiações carnavalescas ficaram sem patrocínio oficial, sob a justificativa/desculpa de medidas de contenção de gastos.

Enquanto a Prefeitura da capital alegou um rombo bilionário nos cofres municipais, "herança maldita" herdada da gestão anterior (até agora, os documentos que comprovam isso não foram apresentados à população ludovicense), tendo, assim, destinado para a área da Saúde um dos dois milhões de que dispunha para o Carnaval, o Governo do Estado cortou em 50% os cachês das brincadeiras, o que contribuiu para a significativa diminuição de turistas na Ilha, justamente no período onde as cidades organizadas administrativamente faturaram enormes somas apenas com este setor da economia, o turismo cultural.

Com essa história de patrocínio de festa particular vindo à público, tanto o Governo quanto a Prefeitura caíram em contradição, revelando assim que a conversa a portas fechadas entre Roseana e Edivaldo, antes mesmo do Carnaval, rendeu uma aliança por baixo dos panos, pelo menos no que concerne ao entendimento de que ambos deixaram de lado o apoio às manifestações culturais locais para gastar dinheiro à vontade em eventos de gente rica, e fora do Maranhão, bem longe dos olhos vigilantes dos moradores destas maranhas, especialmente daqueles não alinhados a nenhuma das partes em foco.

Quando as práticas contradizem o discurso, é sinal de que passamos tempo demais ouvindo e acreditando deveras no que estava sendo dito.

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