quinta-feira, 7 de março de 2013

SERVIDORES DE SÃO LUÍS LUTAM POR REAJUSTE SALARIAL

Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (Sinfusp/SL) se reuniu em Ato, na manhã desta quinta-feira (07), para definir a Campanha Unificada Salarial 2013 em defesa do reajuste de 17,87%, aprovado pela categoria, em parceria com outras agremiações sindicais: Sindeducação, Sigmema, Sigmun-SL, Sindfisma, Sindacs, Sindtransito e Assismu.

Com a expectativa de recuperação da economia, retomada do poder aquisitivo, antecipação da Data-Base, juros comportados, condições de trabalho decentes, transparência e democracia participativa na gestão e inflação ainda dentro meta, o ato aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários, na Rua do Sol, Centro de São Luís.

O presidente do Sinfusp/SL, Luís Mariano, considerou que a classe dos servidores municipais acaba de sair de uma administração desastrosa e sem diálogos permanentes com a categoria, ressalvando, contudo, que até agora, passados quase 70 dias da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pouca coisa ou quase nada se viu de mudança na prática do serviço público municipal.

“O prefeito precisa de fato se comprometer com a nossa classe, pois o que mais o ouvimos falar em época de campanha foi um discurso recheado de palavras de mudanças, mas o que estamos sentindo na pele é que não mudou nada. Precisamos estar atentos e ir avante às nossas lutas, pois o novo gestor não está conseguindo atender às nossas necessidades”, ponderou Luís Mariano.

Apesar de um cenário que se apresentava como "o novo", a servidora e assistente social, Denise Albuquerque, afirma que a primeira experiência que se tem com o governo PTC/PCdoB não está sendo das melhores.

"Milhares de trabalhadores até aqui ainda não receberam os seus vencimentos de dezembro de 2012, integralmente. Continua a alegação de que a gestão passada deixou rombos, mas isso não retira do atual prefeito a responsabilidade em soluções eficazes e providenciais. Não podemos ficar reféns da prefeitura e deixar que eles tomem as decisões por nós. Precisamos juntar as nossas forças, estabelecer prazos. Caso contrário, partimos para o enfrentamento", asseverou Denise.

Veja a proposta aprovada em Assembleia da categoria, realizada na sede do SINFUSP/SL, no último 21 de Fevereiro e encaminhada ao Prefeito de São Luís – Edivaldo Holanda Júnior.

REAJUSTE SALARIAL 2013:

· Inflação de Abril a Dezembro/2012......................... 4,95%

· Inflação de janeiro/2013....................................... 0,92%

· Inflação de fevereiro e março/2013(projetadas)......... 1,66%

· Total da Inflação no Período................................... 7,53 %

· Perdas Anteriores (Reajuste abaixo da inflação)

· 2007................................................................. 1,94%

· 2008................................................................. 1,40%

· Total das Perdas Anteriores.................................... 3,34%

. Proposta de Ganho Real......................................... 7,00%

· Total da Proposta (7,53 + 3,34 + 7,00).................. = 17,87%

· Antecipação da Data-Base – Para Janeiro 2014

Os sindicalistas propõem que a Data-Base para reajuste salarial dos Servidores, a partir de 2014, seja fixada no mês Janeiro e, que em 2013, seja antecipada para o mês de Março.

O Ato, além de pautar a Campanha Salarial 2013 e antecipação da Data-Base para janeiro de 2014, reafirmou a necessidade de mobilização para garantir direitos e conquistas.

Foi muito enfatizada também pelos servidores a questão do respeito ao Estatuto, no tocante à ocupação dos 40% dos cargos comissionados a serem ocupados pelos servidores de carreira, o que está também sendo ESQUECIDO pelo Executivo.

Para José Raimundo Rodrigues, representando o presidente da Câmara Municipal de São Luís, "o fortalecimento dos servidores municipais tem que ser acoplado à melhoria dos salários dos empregados e à garantia de melhores condições de trabalho. A Câmara quer estar ao lado de cada trabalhador. Queremos nos colocar à disposição desta Entidade em apoio às suas lutas”, afirmou Zé Raimundo.

São eles, os trabalhadores públicos municipais, que vão construir o serviço público de qualidade de que a população tanto precisa.

Com informações do Sinfusp/SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.