quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONFIRA A LISTA DE PREFEITURAS ENVOLVIDAS EM ESQUEMAS DE AGIOTAGEM NO MA

As investigações que apuram a morte do jornalista Décio Sá revelaram um esquema milionário envolvendo uma quadrilha de agiotas e várias prefeituras maranhenses.

Décio Sá foi morto a tiros em 23 de abril de 2012, num bar da Av. Litorânea, em São Luís

De acordo com a Polícia e o Ministério Público, o bando montava empresas de fachada para vencer licitações utilizando-se de "laranjas", inclusive de  nomes de pessoas que já faleceram.

Segundo as investigações, o grupo agia sempre do mesmo jeito. Após contraírem empréstimos para as campanhas, os prefeitos facilitavam a licitação para as empresas fantasmas dos agiotas, que eram contratadas para fazer serviços e fornecer produtos, como merenda escolar e até reformas de prédios públicos. A quadrilha também agiu fornecendo medicamentos para os hospitais da cidade.

Alguns prefeitos, endividados, chegavam a assinar cheques em branco da prefeitura para pagar os agiotas ou preenchidos e endossados pelo prefeito para que os agiotas pudessem fazer os saques. O dinheiro saía direto de contas de programas federais – como o programa nacional de alimentação escolar (Pnae) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com a Polícia, 41 prefeituras estariam envolvidas nas fraudes e no esquema de agiotagem no Maranhão. Confira a relação abaixo:

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.