quinta-feira, 9 de maio de 2013

ESTUDANTES DA UFMA DESOCUPAM REITORIA


Por Hugo Freitas

Os líderes estudantis que ocupavam a reitoria da UFMA resolveram sair do prédio no início da tarde desta quinta-feira (09).

Segundo informações repassadas ao titular do blog, a desocupação foi  tranquila, feita de modo pacífico.

A saída dos estudantes do prédio da Reitoria se deu após os mesmos terem sido notificados pela Justiça com a ordem de reintegração de posse, expedida no final da tarde desta quarta-feira (08) pelo juiz Jorge Ferraz de Oliveira, da 6ª Vara Federal.

Os ocupantes da Reitoria receberam ainda há pouco a notificação, mas a decisão de sair foi tomada somente após o reitor Natalino Salgado ter assumido o compromisso de receber e analisar a pauta de reivindicações dos universitários, abrindo um canal de diálogo com o Movimento Estudantil e o Diretório Central dos Estudantes - DCE.

Durante os três dias de ocupação, os estudantes denunciaram que a água, a luz e a internet do prédio da Reitoria teriam sido cortados, a mando da direção da instituição (reveja aqui).

Em nota, a direção da UFMA classificou a ocupação da Reitoria como um ato de "desrespeito à comunidade acadêmica" e de "abuso contra o patrimônio público".

Além disso, a nota da UFMA questionou a legitimidade da Assembleia Geral dos Estudantes, realizada na última terça-feira (07), quando foi iniciado o movimento de ocupação, uma vez que um grupo de cerca de 100 alunos não representaria toda a comunidade acadêmica, algo em torno de 50 mil estudantes.

A direção do DCE informou que uma reunião foi agenda para o próximo dia 17 com o reitor Natalino, ocasião em que serão discutidos os principais pontos reivindicatórios dos estudantes, tais como melhorias na assistência estudantil, aumento do quadro de professores, modernização e ampliação do Restaurante Universitário, maior oferta de transporte para o Campus da capital e a entrega da residência estudantil.

A ocupação da Reitoria foi a forma encontrada pelos universitários para forçar o reitor a dialogar com a classe estudantil e atentar para os problemas que afetam o corpo discente da instituição, uma vez que a UFMA, sendo uma universidade pública, não pode se abster e fechar os canais de comunicação com a sua principal clientela: os estudantes.

Um comentário:

  1. Mas cabe a cada um de nós refletir veja quanta indiscrepancia a direcao dizer que apenas pouco masi de 100 alunos estavam brigando quando a mesma tem um quadro de mais de 500 mil alunos,o pior que a mesma em partes tem razao,pois muitos se calam e deixam que roubem seus direitos,o melhor seria mudar a Reitoria.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.