terça-feira, 18 de junho de 2013

O GRITO DO MARANHÃO

O Maranhão também solta seu grito de descontentamento e insatisfação

Por Hugo Freitas

A onda de protestos que tomou conta das principais capitais do país chegou hoje a São Luís e deve se tornar um marco histórico em todo o Estado do Maranhão.

Nesta terça-feira (18), trabalhadores rurais realizaram uma manifestação pacífica e fecharam as duas vias da BR-135 e a rotatória do bairro São Cristóvão.

Os manifestantes reivindicavam a realização da reforma agrária, o fim da violência no campo e a regularização de terras no interior do Estado.

Ao fim do dia, os trabalhadores rurais se dirigiram para a sede do Incra, na capital, e lá permanecem cobrando soluções para os problemas apontados.

Outros eventos já estão previstos para os próximos dias em solo maranhense. Para esta quarta (19), está sendo convocado o movimento "Vem Pra Rua", às 18h, na Praça Deodoro, com concentração em frente à Biblioteca Benedito Leite, centro de São Luís.


O principal objetivo é protestar contra a atual situação da mobilidade urbana na capital: altas tarifas, péssima qualidade do sistema de transporte coletivo, sucateamento da frota e as inúmeras crateras que assemelham a malha viária da cidade com o solo da Lua.

Os manifestantes devem fazer coro às reivindicações de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, dentre outras capitais, e exigir da Prefeitura de São Luís e da Câmara de Vereadores a redução do valor das tarifas dos ônibus e a aprovação da "Lei do Passe Livre" para todos os estudantes maranhenses.



Já para o sábado (22), está marcado o movimento "Acorda Maranhão", que deve protestar também por transporte público de qualidade, assim como contra a PEC 37, contra a corrupção na política, saúde, educação e segurança.

Vale frisar que ambos os movimentos são pacíficos e apartidários, e que está sendo desestimulado o uso de bandeiras de partidos políticos e de materiais que possam machucar as pessoas, sendo proibidos quaisquer atos de vandalismo.

Tal como em São Luís, a população de Imperatriz também irá às ruas contra o aumento das passagens de ônibus e por um transporte público de melhor qualidade. A manifestação está prevista para a próxima quinta-feira (20), na Praça de Fátima, centro da cidade, a partir das 16h.

Dentre as reivindicações, está a defesa da municipalização do serviço de transporte, a redução imediata de tarifas, o fim da exploração de funcionários das empresas de transporte, o passe livre para os mais necessitados e a renovação da frota.

Diversas outras cidades do estado também devem realizar manifestações e protestos. Em Grajaú, jovens devem se reunir no bairro do Canoeiro, nesta quinta-feira (20), a partir das 19h, e sair em passeata pelas ruas da cidade cobrando mais educação, saúde, emprego e segurança para a população do município.


Em Bacabal, manifestantes devem se encontrar na quinta-feira (20), por volta das 16h30, na Praça Silva Neto e seguir até o prédio da Prefeitura Municipal.

Na mesma data, jovens do município de Pedreiras devem aderir ao movimento nacional para reclamar contra a corrupção e a PEC 37. O movimento está previsto para sair da da Praça da Sucam rumo à Praça do Correia, caminhando pelas ruas da cidade.


Na cidade de Codó, está agendada para a próxima sexta-feira (21) uma grande passeata pelas principais ruas da cidade , que irá reclamar por melhorias.

No mesmo dia, acontece protesto também na cidade de Timom, previsto para as 16h, com concentração na praça São José e caminhada pelas principais vias do município.

O município de Caxias também deverá ser palco de protestos, agendados para o início da próxima semana.



As manifestações devem chegar também ao Sul do Maranhão, particularmente à cidade de Balsas, onde os protestos estão sendo organizados pelas redes sociais.

O grito do Maranhão deverá ser ouvido com força e eloquência, cobrando dos governos mais investimentos em educação, saúde, saneamento, infra-estrutura das cidades, fim da corrupção, redução imediata das tarifas de ônibus e aprovação da "Lei do Passe Livre", de forma pacífica e sem vandalismos.

Que o Maranhão tenha também o seu já histórico "17 de junho de 2013" e que os próximos dias possam sensibilizar eternamente os ouvidos dos governantes, onde o povo possa ser priorizado em detrimento dos interesses privados e  politiqueiros.

Que as ações do presente possam ecoar por toda a eternidade, estimulando também a participação cívico-popular das gerações vindouras, e que uma nova história do Maranhão possa ser escrita, já a partir desta quarta-feira (19), onde a população de nosso Estado vislumbre um futuro melhor que os atuais alarmantes e vergonhosos índices sociais.

Um comentário:

Grato pela participação.