quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A QUEDA DE FLÁVIO DINO E A ASCENSÃO DE ELIZIANE GAMA


Por Hugo Freitas

Uma pesquisa do Instituto DataM, realizada neste mês de setembro, sobre as intenções de voto para governador do Maranhão está dando o que falar no cenário político local.

De acordo com os números, divulgados com exclusividade pelo jornalista Marco D'Eça em seu blog, o presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB) lidera as intenções de voto em São Luís, com 32% da preferência do eleitorado da capital.

Em segundo lugar, empatada tecnicamente com Dino, figura a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), superando o candidato do "grupo Sarney", o secretário de Infra-Estrutura Luís Fernando (PMDB), que registra 10,4%.

A pesquisa registrou ainda que 25,3% dos eleitores ludovicenses não votariam em nenhum dos candidatos. Não souberam ou não quiseram responder somam 5,2% dos entrevistados. O levantamento do DataM foi encomendado pelo grupo ligado ao próprio Flávio Dino.

E isso é uma curiosidade bastante interessante, uma vez que a tendência é que os institutos patrocinados por grupos políticos ligados a algum candidato desenvolvam pesquisas "ao gosto do freguês".

Flávio Dino apresenta queda em pesquisa encomendada por seu próprio grupo político

O que não ocorre neste caso, aparentemente, por dois motivos: primeiro, pelo fato de Dino registrar queda nas intenções de voto do eleitorado de São Luís em relação à pesquisa anterior, realizada pelo próprio DataM, na qual o comunista possuía 40% da preferência dos eleitores.

Assim, Flávio registra queda de 8%, uma perda considerável em se tratando da capital maranhense administrada por um de seus principais aliados, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Cresce o eleitorado que vota em Eliziane Gama para o Governo do Maranhão

O segundo motivo que revela a curiosidade deste vosso interlocutor, prezado leitor, pelos números do DataM é a ascensão de Eliziane Gama, que ultrapassou o agora propalado candidato do "grupo Sarney", Luís Fernando, que além de contar com o apoio do governo Roseana, tem em sua base aliada a grande maioria dos deputados da Assembleia e boa parte dos vereadores da Câmara de São Luís.

Dessa forma, os números da pesquisa patrocinada pelo grupo da "oposição dinista" em nada beneficiam a candidatura do "ungido" Flávio Dino. Pelo contrário, o levantamento aponta para um cenário de fragilidade do seu nome para a disputa das eleições governamentais de 2014, ao passo que credencia o nome de Eliziane Gama como uma significativa força política no cenário pré-eleitoral.

Isto, sim, seria bastante "trágico" (para não dizer cômico) para Flávio Dino, apontado arrogantemente por muitos como o "novo governador do Maranhão", uma vez que ele teria de enfrentar uma candidata como Eliziane que é contra a desgastada e engessada dicotomia "sarney x anti-sarney", principal base discursiva da oposição dinista.

No mínimo, Flávio e seus correligionários teriam que mudar todo o seu discurso para enfrentar Eliziane de uma maneira limpa e propositiva. Pois para os dinistas, só existem duas alternativas políticas para o Maranhão: ser contra ou a favor da "oligarquia", polarização reificada constantemente pela oposição dinista, refletindo a típica mentalidade que imperava nos tempos da Guerra Fria.

Mas o que a pesquisa mostra é que existe uma outra alternativa: ser contra essa polarização infrutífera. E Eliziane Gama parece representar bem essa situação, se posicionando contra o mandonismo político do "grupo Sarney" e, ao mesmo tempo, contra aqueles que tão somente se aproveitaram desse discurso para construir toda sua carreira política "contra a oligarquia", sem nada a acrescentar ao Estado e à população do Maranhão.

Em linhas gerais, Eliziane Gama se apresenta efetivamente como uma plausível "terceira via", conquistando votos tanto dos que desejam o fim do domínio político da família Sarney no Maranhão, quanto daqueles que não acreditam mais no discurso demagógico da "mudança" pregada pela oposição dinista.

Para a clarificação de tal constatação, basta observar o péssimo desempenho de Holandinha, cabo eleitoral de Dino, à frente da Prefeitura de São Luís (confira aqui).

Além disso, a desconfiança da população ludovicense com o comunista Flávio Dino cresceu nos últimos dias em face às alianças oportunistas e eleitoreiras firmadas por ele com "sarneysistas" e "oligarcas" maranhenses.

Dentre eles, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), eleito ontem com o apoio da família Sarney e, hoje, chamado por alguns de "o grande estrategista da oposição" (leia aqui); o deputado estadual Raimundo Cutrim, que deixou a base governista de Roseana Sarney para se aliar ao projeto comunista de Flávio Dino (leia aqui); e o oligarca Humberto Coutinho, que mantém na cidade de Caxias, com o apoio de Flávio, uma das mais fortes e poderosas oligarquias do Maranhão: a "oligarquia Coutinho" (leia aqui).

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas também pelo Twitter e pelo Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.