sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PESQUISA IBOPE PARA PRESIDENTE: DILMA LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOS

Dilma lidera intenções de voto em todos os cenários

Pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto para presidente da República em 2014 aponta a atual presidente Dilma Rousseff como a que recebe o maior percentual de citação espontânea dos eleitores, com 19%.

Na sequência, aparece o ex-presidente Lula, com 11%, Aécio Neves, com 5%, Marina Silva, com 4%, José Serra, com 3%, e Eduardo Campos, com 1% das intenções de voto.

Os demais possíveis candidatos não somam 1% das menções. Os que ainda não sabem em quem votar totalizam 45% e outros 12% afirmam que votariam em branco ou nulo.

O Ibope testou alguns cenários de intenção de voto para presidente. Em um deles, Dilma tem 38% das intenções de voto, Marina Silva tem 16%, Aécio Neves, 11%, e Eduardo Campos, 4%. Votos brancos e nulos somam 15% e os indecisos, 16%.

Em outro cenário, com José Serra pelo PSDB, Dilma também é a candidata com maior incidência, com 37% das menções, seguida de Marina Silva, com 16%, o tucano aparece com 12%, e Eduardo Campos, com 4%. Votos brancos e nulos totalizam 14% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 16%.

Segundo turno

Também foram testados cenários possíveis em um eventual segundo turno. Em uma disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 45% das intenções de voto, contra 21% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 20% e os indecisos, 15%.

Se a disputa for com Marina Silva, Dilma também leva vantagem, com 43% das menções, ante 26% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 17% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%.

Em um segundo turno com Eduardo Campos, a presidente permanece na liderança, com 46% das intenções de voto, enquanto o governador pernambucano é citado por 14% dos eleitores. Votos brancos e nulos somam 23% e os indecisos, 17%.

No último cenário testado, entre Dilma e José Serra, Dilma alcança 45% das menções, contra 21% de Serra. Votos brancos e nulos totalizam 20% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%.

A pesquisa também aponta que 47% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em José Serra para presidente e 36% não votariam em Marina Silva, o mesmo percentual de citações em relação a Eduardo Campos. Já 35% não votariam em Aécio Neves e 34% não votariam em Dilma Rousseff.

O Ibope entrevistou 2002 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 12 e 16 de setembro, em 141 municípios. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Com informações do Portal do Ibope

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas também pelo Twitter e pelo Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.