terça-feira, 5 de novembro de 2013

"OPOSIÇÃO" MARANHENSE CADA VEZ MAIS "DESUNIDA"

"União das oposições" não passa de pose para foto nos jornais

Por Hugo Freitas

Soaram como um "recado à oposição dinista" as inserções de propaganda partidária na TV, iniciadas nesta segunda-feira (04), por membros do PDT maranhense. Entre elas, as do pré-candidato ao Governo do Estado, Hilton Gonçalo.

Apesar das insistentes e rotineiras tentativas discursivas de se transmitir uma imagem de "união das oposições" maranhenses, veiculada principalmente pelos assessores e jornalistas ligados ao presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), os fatos políticos apontam para uma outra direção e põem por terra mais um estratagema propagandístico dos comunistas.

Desta feita, trata-se de uma série de inserções na TV dos principais nomes que integram o Partido Democrático Trabalhista no Maranhão (PDT/MA), tendo como figura principal o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, que tenta se tornar mais conhecido no Estado e se "cacifar" para a disputa do pleito do ano que vem, também pelo campo da "oposição".

Hilton Gonçalo recebeu o aval da direção do PDT maranhense para colocar seu nome na disputa ao governo estadual e, por isso, conquistou o direito de garantir visibilidade na propaganda partidária de sua legenda.

Na peça publicitária veiculada em rede nacional na noite desta segunda-feira (04), Hilton focou no bom desempenho obtido principalmente na Segurança e na Educação do município de Santa Rita, cidade que administrou por oito anos, destacando a obtenção do índice máximo no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A aparição de Hilton Gonçalo na propaganda televisiva do PDT é um "recado" direto para Flávio Dino de que se a legenda trabalhista não for contemplada com a vaga de vice na chapa comunista, tal como acordado, não hesitará em lançar a candidatura de Gonçalo ao governo estadual, o que poderá minar de vez o já combalido discurso da "união das oposições".

O que se pode inferir da propaganda do PDT é que as forças políticas de oposição ao governo Roseana Sarney não pretendem se submeter a uma candidatura posta como a "única" capaz de derrotar a "oligarquia". Nenhuma figura política quer abrir mão de seus projetos e interesses em prol de um único nome que se coloca como "a salvação do Maranhão" sem antes tentar se posicionar melhor na disputa eleitoral de 2014.

Prova disso é o avanço, cada vez mais acentuado, do nome da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) para fazer frente ao dualismo "sarney x antissarney", principal base discursiva da "oposição dinista". Gama já conseguiu uma aproximação com o PSB de Marina Silva e Eduardo Campos e tenta garimpar o apoio do PSDB de Carlos Brandão e João Castelo, o que seria fundamental para viabilizar sua candidatura.

Diante da real possibilidade de Dino receber o apoio do PT de Dilma, ainda que de forma dividida, tanto o PSB quanto o PSDB podem navegar de vez na candidatura de Eliziane.

Por seu turno, caso não seja contemplado na chapa comunista, o PDT de Hilton Gonçalo pode reunir forças suficientes para compor uma coligação que lhe garanta uma boa projeção tanto no pleito majoritário quanto nas eleições proporcionais, o que deixaria Flávio em "maus lençóis".

Aliás, a tentativa dos comunistas de unir as forças de oposição em torno de si parece mesmo um jogo de "estica-e-puxa": quando mais se cobre as mãos, mais os pés ficam descobertos.

Da mesma forma, quanto mais se tenta transmitir a imagem de que a "oposição está unida", tanto mais se pode crer, de fato, em sua "desunião".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.